No caso de ficarem sem combustível no meio do caminho, os condutores de carros a gasolina podem recorrer a ir de outra forma até o posto mais próximo para reabastecer o veículo. Os condutores de veículos elétricos não podem dizer o mesmo. Pelo menos por enquanto.
Durante um evento em Guangzhou, China, na semana passada, a gigante da indústria automóvel chinesa Wuling apresentou duas estações de carregamento de veículos elétricos móveis. Sim, estações de carregamento que podem mover-se até os condutores necessitados. E uma delas tem uma capacidade que poderia ser equivalente ao galão de gasolina dos carros a combustão.
Capacidade de carregamento e operação autónoma
Os chamados “Mobile Energy Storage Charging Vehicles” (MESCV), ou "Veículo Móvel de Armazenamento e Carregamento de Energia” em tradução livre, foram desenvolvidos para expandir a rede de carregamento de maneira autónoma e flexível.
Uma das estações de carregamento móveis apresentadas pelo Wuling tem o tamanho aproximado de uma carrinha de gelados. O segundo modelo exibido tem 2,35m de altura, 2m de comprimento e 9,15m de largura; é capaz de conduzir de forma autónoma e oferece 141 quilowatts-hora.
Este modelo mais avançado foi projetado para atender condutores em situações críticas, levando “o equivalente elétrico a um galão de gasolina cheia” aonde houver necessidade. A unidade autónoma alcança uma velocidade máxima de 5 km/h e pode ser uma solução eficiente e flexível em períodos de pico, como feriados prolongados, quando filas de espera nos pontos de recarga tornam-se longas.
Carregadores móveis são resposta ao aumento da demanda na China
A proposta da Wuling com os carregadores móveis é suprir as crescentes demandas do mercado chinês, que hoje vê uma rápida transição dos veículos movidos a combustão para EVs. No país, a maioria dos veículos nas ruas já são elétricos, conforme aponta a página New Atlas.
Diferente do que ocorre no Ocidente, a China tem uma taxa espantosa de troca de carros de combustão por veículos elétricos, ficando atrás apenas dos países escandinavos. De acordo com a Wuling, os primeiros testes com a bateria autónoma mostraram um potencial de melhorar substancialmente a eficiência e a flexibilidade de uma estação de carregamento de veículos elétricos.
A Wuling vislumbra os seus MESCVs a serem amplamente adotados em diferentes cenários urbanos, industriais e comerciais, como concessionárias, centros de serviços, fábricas e campus que exijam fontes de alimentação móvel.
Além do modelo autônomo de 141 kWh, vendido a um preço competitivo de US$ 42.000 (~38.797€), a versão menor e dirigida manualmente, o VA100T, com 30 kWh de capacidade e um carregador de 20 kW, está disponível por US$ 11.000 (~10.161€). Essa versão oferece uma solução de carregamento acessível e prática para locais de menor demanda e uso pontual.