Esta parceria da Huawei pode significar um grande investimento no seu ecossistema de veículos elétricos

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei e a NIO Energy estabeleceram recentemente uma parceria para expandir a rede de carregamento de veículos eléctricos equipados com o sistema HarmonyOS, segundo fontes da HuaweiCentral.

As implicações deste acordo

Aito M5 Huawei Consumer
Fonte: Huawei Consumer

O mais recente acordo estabelece que os veículos munidos da tecnologia HarmonyOS Intelligent Driving, como o AITO, Luxeed, STELATO e outros, podem aceder facilmente às vantagens do carregamento de veículos eléctricos da NIO.

Afirma ainda que os utilizadores de veículos equipados com o HarmonyOS podem utilizar as estações de carregamento NIO EV em toda a China. Podem até explorar funcionalidades interligadas nas aplicações HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance), na aplicação AITO e em algumas outras aplicações compatíveis.

As duas empresas assinaram esta cooperação para melhorar e aproveitar a rede de carregamento de veículos elétricos em toda a China. A NIO declarou, inclusive, que a empresa continuará a melhorar a experiência geral de carregamento dos automóveis inteligentes, bem como a sua eficiência ao longo do tempo.

O impacto da NIO no ecossistema elétrico Chinês

NIO POWER CHINA 2024
Crédito: NIO @ Rede Social Weibo

A NIO alocou, nos últimos anos, 3904 estações e 22822 postos de carregamento na China. Está também a fornecer energia a cerca de 80% dos utilizadores de veículos elétricos não pertencentes à NIO.

A empresa está a tentar construir um grande número de estações e de postos de carregamento, de forma a obter uma melhor taxa de disponibilidade de energia.

A fabricante de automóveis tem estudado várias formas de melhorar a sua rede de carregamento de veículos elétricos na China. Convocou até a Huawei, bem como outros fabricantes de automóveis chineses, para discutir os problemas das baterias dos automóveis inteligentes.

Além disso, foi discutido também a forma ideal de os resolver eficazmente, sem perturbar os consumidores.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.