Esta operadora só vende pacotes de 5G. Funcionaria em Portugal?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Chama-se Bezeq Telecom e é uma subsidiária móvel de Israel que começou a vender pacotes de rede móvel apenas com 5G no país. O objetivo passa por atrair mais assinantes para a sua rede 5G, como é citado pela Reuters.

A subsidiária da Pelephone será a primeira em Israel a lançar a tecnologia. Além disso, os utilizadores que tenham dispositivos com apenas 4G, poderão adquirir pacotes adaptados a essa tecnologia.

op

“Este movimento estratégico irá incentivar a rápida migração de clientes para tecnologia celular de ponta”, disse o CEO da Pelephone, Ilan Sigal. O tarifário com 5G e 1000 GB de dados móveis terá um custo equivalente a 15 €. A questão que se coloca é: este tipo de tarifário funcionaria em Portugal?

Ainda não funcionaria em Portugal na plenitudade

Segundo os dados mais recentes da ANACOM, as estações de base 5G encontravam-se distribuídas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e por 2196 freguesias (71% das freguesias no país).

Em termos práticos, a densidade de estações de base 5G em Portugal, no final do 2.º trimestre de 2024, é de uma estação de base por cada 10 km². Como tal, existem, em média, 100 estações de base 5G por 100 000 habitantes.

Isto é bastante positivo, mas se viajas pelo país sabes que ainda não tens 5G em todo o lado. Principalmente tendo em conta que a Vodafone e NOS chegam a 308 concelhos, mas a MEO ainda se fica por 305.

Tal como a ANACOM refere, a densidade das estações de 5G tem aumentado. Mas ainda se encontram com mais expressão onde a densidade populacional é mais elevada. Pelo que ainda não tens cobertura (ou boa cobertura de 5G) em todo o lado. Por isso, este tipo de tarifário ainda não seria o ideal para usar em Portugal para quem pretenda andar pelo país todo.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.