Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Esta operadora pode comprar a DIGI e mudar as telecomunicações em Portugal

A gigante espanhola estará a ponderar a compra de todo o grupo DIGI, avaliado em 3,8 mil milhões.

digi

A entrada da DIGI em Portugal abalou o mercado como há muito não se via e forçou os operadores tradicionais a reagir, como admitiram recentemente os CEOs da NOS e da Vodafone. Mas a história pode estar prestes a ficar ainda mais interessante com a entrada de um novo gigante na equação.

Telefónica estará a ponderar comprar todo o grupo DIGI

Segundo o jornal espanhol El Economista, a Telefónica (dona da Movistar em Espanha) estará a ponderar a compra de todo o grupo DIGI. Esta operação, avaliada em cerca de 3,8 mil milhões de euros, seria um movimento bastante arrojado no panorama das telecomunicações europeias.

Para a Telefónica, significaria obviamente reforçar a sua posição em Espanha, onde a DIGI tem tido bastante crescimento. Mas poderia também chegar em força em mercados onde a DIGI tem vindo a crescer, como Portugal, Itália e Bélgica, para além da sua base na Roménia.

A gigante espanhola, já presente na Alemanha e Reino Unido, passaria a operar diretamente em sete países europeus. Comprar a DIGI seria, para a Telefónica, uma jogada que eliminaria o concorrente mais agressivo do mercado espanhol, aquele que tem sido o principal responsável pela queda de preços e pela dor de cabeça dos operadores estabelecidos.

Telefónica poderia entrar no mercado português com esta compra

Ao mesmo tempo, permitiria à Telefónica entrar diretamente no mercado português para competir com a MEO (Altice), NOS e Vodafone, e aproveitar a rede e a base de clientes já conquistada pela DIGI. No entanto, a operação não seria isenta de riscos.

O El Economista nota que a DIGI acumula prejuízos em Portugal e na Bélgica, devido aos fortes investimentos no desenvolvimento de redes próprias e na agressiva captação de clientes. Apenas em Itália e Espanha a operação já dará lucro. Este fluxo de caixa negativo, que se prevê durar até 2027, pode ser um fator a ponderar.

Qualquer negociação teria de passar pelo misterioso magnata romeno Zoltán Teszári, que detém 60% do capital da DIGI. A Telefónica prepara-se para apresentar o seu novo plano estratégico no início de novembro, mas é improvável que anuncie uma operação desta magnitude nesse evento.

Curiosamente, o grupo DIGI afirmou recentemente que, embora avalie continuamente opções estratégicas, não está a considerar nenhuma operação que implique a perda de controlo das suas filiais.

TP-Link Archer AX58
TP-Link Archer AX58Wi-Fi 6 AX3000, dual band, 4 portas LAN, segurança WPA3
54,99 €Amazon
72,74 €-24%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA.