Esta operadora domina o mercado de Internet em Portugal

Mónica Marques
Mónica Marques
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A Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações – acaba de revelar o relatório dos serviços de Internet em Portugal, referente ao primeiro trimestre de 2024. E o título de operadora com mais subscrições de pacotes Internet vai para… a MEO.

A detentora do Altice Arena conseguiu, no primeiro trimestre do ano, uma quota de mercado de 41,6%, distanciando-se em vários pontos percentuais das suas rivais. Mas vamos conhecer os números em pormenor.

MEO e Vodafone aumentam quota, NOS e NOWO diminuem

imagem generalista de cabos de fibra ótica
A Anacom divulgou hoje o seu relatório sobre subscrições Internet em Portugal Imagem gerada por IA Microsoft Designer

De acordo com as informações agora divulgadas pela Anacom, a MEO tem todas as razões para celebrar os resultados obtidos no primeiro trimestre do ano.

Além de ser a operadora com a maior quota de subscrições, a MEO aumentou também essa mesma quota de subscrições face ao trimestre homólogo em mais 0,4 pontos percentuais.

Logo de seguida está a Vodafone que conseguiu também aumentar a sua base de subscrições Web em 0,2 pontos percentuais. Segundo a Anacom a operadora multinacional ocupa o terceiro lugar neste ranking com uma quota de subscrições de 20,5%.

Por sua vez, a NOS tanto tem razões para celebrar como para pensar. A operadora ocupa o segundo lugar na tabela com uma quota de subscrições de 35,1%. No entanto, face ao período homólogo desceu 0,4 pontos percentuais.

A NOWO conta com uma quota de subscrições no mercado nacional de apenas 2,7%, tendo descido 0,2 pontos percentuais face ao já referido período homólogo. No seu relatório, a Anacom salienta que “em termos líquidos, a NOWO foi o único dos prestadores de serviços a diminuir o número de subscritores de pacotes”.

MEO domina todos os tipos de oferta

Mas o mais recente relatório da Anacom dá conta de outros bons resultados para os lados da MEO. Diz a Autoridade Nacional de Comunicações que esta operadora “apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta”.

Mais especificamente: quota de 48,3% em oferta 2P, 39,4% em 3P e 42% em ofertas 4 e 5P. No segmento residencial a MEO alcançou uma quota de 40% enquanto no segmento não residencial a quota está nos 52,1%.

No mesmo relatório da ANACOM, podemos constatar também que as receitas das operadoras não param de crescer.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt