
Se és fã de livros, então há uma boa notícia: o Spotify tem um novo recurso a caminho, que se chama “Page Match”. No fundo, o objetivo deste é permitir aos utilizadores alternar facilmente entre um livro físico e um e-book e a sua versão de audiolivro no Spotify.
Esta novidade foi descoberta pelos nossos colegas da Android Authority, através de uma análise ao código da aplicação, na sua versão 9.1.18.282.
Como funciona o “Page Match”, na prática?
O funcionamento do “Page Match” será relativamente simples. O primeiro passo é abrir o Spotify e fazer scan de uma página do livro físico, através da câmara do telemóvel. Suponhamos que estavas a ler a página 32 de um determinado livro.
O Spotify reconhece que página é e encaminha-te exatamente para esse ponto do audiolivro. Para quem gosta de livros físicos e audiolivros, é uma melhoria significativa que poupa bastante tempo de procura.
Como explica a mesma fonte de informação, o novo recurso do Spotify utiliza uma tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para ler o texto. Desse modo, torna-se possível localizar no audiolivro.
O mais interessante acerca deste recurso é que funciona em ambos os sentidos. Ou seja, também podes, a partir do sítio em que ficaste do audiolivro, saber qual a página ao certo do livro físico. Esta agilidade na transição de diferentes formas de leitura é, sem dúvida, um acrescento relevante para os leitores.
Chegará a Portugal?
Em princípio, o “Page Match” do Spotify vai chegar a Portugal. No entanto, ainda não é certo. Segundo consta, vai ser lançado em “grande parte da Europa”, o que abre boas perspetivas para quem usa o Spotify no nosso país.
Para além disso, também será lançado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre muitos outros países. A data de lançamento permanece uma incógnita, mas é bem possível que já não falte muito para isso acontecer.