Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Esta nave espacial europeia vai levar 150 pessoas mortas a bordo – e não é ficção científica

Um nave com 150 pessoas mortas a bordo? Missão espacial transforma funerais em viagens orbitais.

nave com restos mortais
Imagens: Divulgação / Exploration Company

A nova nave espacial europeia Nyx foi revelada no Paris Air Show a 16 de junho de 2025 com uma proposta ousada. Apesar de estar a ser desenvolvida para transportar astronautas, a sua primeira missão real contou com uma carga invulgar: restos mortais de 150 pessoas.

A bordo da missão batizada de “Missão Possível”, a Nyx transporta cinzas humanas e amostras de ADN para uma viagem espacial memorial que termina com uma queda controlada no oceano. Isto é só o começo.

Uma missão para os que já partiram

nave com restos mortais
Imagem: The Exploration Company

Desenvolvida pela startup francesa Exploration Company, a nave Nyx tem 2,5 metros de diâmetro, 1,6 toneladas e está a ser preparada para missões de carga, mas eventualmente poderá levar quatro a cinco astronautas vivos a bordo, conforme avançou a página SuperCar Blondie.

Por agora, a prioridade são cargas especiais, como cosméticos, medicamentos, bebidas alcoólicas e, mais inesperadamente, os restos mortais de cerca de 150 pessoas.

A missão tem como objetivo oferecer um serviço fúnebre alternativo: enviar os restos para o espaço em vez de um enterro tradicional na Terra. Neste serviço memorial cósmico, as cinzas passam 3 horas em órbita antes de a cápsula mergulhar no Pacífico.

Tudo está a ser feito com apoio técnico e logístico para garantir segurança, numa altura em que a própria NASA está a treinar resgates oceânicos para situações de emergência.

Nyx quer chegar à ISS, mas com humanos a bordo

nave com restos mortais
Imagem: The Exploration Company

Apesar de agora ser apenas uma cápsula não tripulada, a Nyx está no radar da Agência Espacial Europeia (ESA) para uma missão de demonstração até à Estação Espacial Internacional (ISS), prevista para 2028. A ambição vai além disso: a empresa quer ver a versão tripulada da nave (com pessoas vivas) tornar-se uma realidade na próxima década.

Esta versão será equipada com janelas, ecrãs sensíveis ao toque e um design interno semelhante ao da Crew Dragon da SpaceX. No entanto, levar quatro ou cinco pessoas dentro de uma cápsula deste tamanho será sempre um desafio em termos de espaço.

O futuro custa literalmente um bilião

Desenvolver uma versão tripulada da Nyx até 2035 deverá custar cerca de mil milhões de euros. A Exploration Company está a fazer pressão junto da ESA e dos governos europeus para garantir financiamento.

A conferência ministerial em Bremen, marcada para novembro, será decisiva. Nas palavras da própria empresa, este é o momento "agora ou nunca" para garantir um papel europeu no futuro dos voos espaciais tripulados.

Mesmo depois do revés de 2024 com a missão ‘Bikini’, que falhou devido a um problema no sistema de lançamento, a empresa acredita que a Nyx tem o que é preciso para levar o espaço europeu para o próximo nível — com vivos e mortos a bordo.

Promoção do dia

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.