
Não demorou muito. A fabricante chinesa Vivo acaba de revelar o seu novo sistema operativo, o OriginOS 6, e a fonte de inspiração é mais do que óbvia. Falamos do design "Liquid Glass" do iOS 26 da Apple. Num vídeo de demonstração, a nova interface da Vivo poderia ser facilmente confundida com a de um iPhone 17, tal é o nível de semelhança.
A lista de elementos inspirados é extensa, como refere o MacRumors. A Vivo replicou o relógio com o efeito "Liquid Glass", os ícones em formato "squircle" (quadrado com cantos arredondados), os botões arredondados com aspeto de vidro, as pastas de aplicações e a "dock" com efeito translúcido.
E neste vídeo é possível notar que até as notificações contam com o mesmo tratamento visual. A inspiração estende-se aos papéis de parede, que se movem com um efeito 2D para 3D, numa aparente réplica dos "Spatial Scenes" da Apple.
Apesar de a inspiração visual ser evidente, o material de marketing da Vivo evita qualquer menção à Apple. É referido que a inspiração vem da "água" e de um "movimento sem esforço", numa tentativa de criar uma narrativa original para o que é, na prática, uma recriação da interface de uma das principais rivais.
A Vivo é uma das gigantes do mercado de smartphones na Ásia e tem vindo a expandir a sua presença global. Esta aposta num design tão inspirado na Apple pode ser considerada uma estratégia agressiva para atrair utilizadores que apreciam a estética da Apple, mas que preferem o ecossistema Android ou um preço mais competitivo.