Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Esta marca chinesa copiou o design do iOS 26 da Apple

A Vivo apresentou o seu novo OriginOS 6 com um design que é uma cópia quase integral do iOS 26.

Imagem: Vivo
Imagem: Vivo

Não demorou muito. A fabricante chinesa Vivo acaba de revelar o seu novo sistema operativo, o OriginOS 6, e a fonte de inspiração é mais do que óbvia. Falamos do design "Liquid Glass" do iOS 26 da Apple. Num vídeo de demonstração, a nova interface da Vivo poderia ser facilmente confundida com a de um iPhone 17, tal é o nível de semelhança.

A lista de elementos inspirados é extensa, como refere o MacRumors. A Vivo replicou o relógio com o efeito "Liquid Glass", os ícones em formato "squircle" (quadrado com cantos arredondados), os botões arredondados com aspeto de vidro, as pastas de aplicações e a "dock" com efeito translúcido.

E neste vídeo é possível notar que até as notificações contam com o mesmo tratamento visual. A inspiração estende-se aos papéis de parede, que se movem com um efeito 2D para 3D, numa aparente réplica dos "Spatial Scenes" da Apple.

Apesar de a inspiração visual ser evidente, o material de marketing da Vivo evita qualquer menção à Apple. É referido que a inspiração vem da "água" e de um "movimento sem esforço", numa tentativa de criar uma narrativa original para o que é, na prática, uma recriação da interface de uma das principais rivais.

A Vivo é uma das gigantes do mercado de smartphones na Ásia e tem vindo a expandir a sua presença global. Esta aposta num design tão inspirado na Apple pode ser considerada uma estratégia agressiva para atrair utilizadores que apreciam a estética da Apple, mas que preferem o ecossistema Android ou um preço mais competitivo.

Apple iPhone 16e
Apple iPhone 16e128 GB + 48 MP
Stock Limitado
610,00 €Amazon
709,00 €-14%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA.