
A Estrada 37 está localizada no nordeste da Hungria, perto da fronteira com a Eslováquia e ainda que a tendência seja acelerar mais um pouco numa autoestrada, aqui os condutores vão manter uma velocidade média de 80 km/h.
Tudo porque esta estrada está repleta de guias sonoras que emitem uma melodia à medida que o carro passa. Mas só se fores na velocidade certa. Vê como tudo funciona neste vídeo publicado por Tibor Beidek.
A música que se ouve é típica do país e chama-se “Érik a Szőlő”, o que em bom português significa que “as uvas estão a amadurecer”. E a razão para a música ter esta temática fica a dever-se ao facto desta estrada estar localizada numa das zonas vinícolas do país.
Como foi referido, tudo é possível graças à integração de guias sonoras na estrada. Estas estão dispostas com um espaçamento variado que vibra em frequências diferentes. O carro, por sua vez, funciona como uma espécie de caixa de ressonância sonora.
A velocidade tem uma influência direta no ritmo e afinação da melodia. Por outras palavras, se conduzires a uma velocidade superior ou inferior aos 80 km/h, vais ouvir a música, mas desafinada.
Esta não é a única estrada do mundo que esconde esta surpresa musical. Em França, Dinamarca, Estados Unidos da América e Japão estão localizadas outras estradas com estas guias sonoras “afinadas”.
A ideia original foi do Japão, país onde surgiu a primeira estrada musical. Na altura, as autoridades responsáveis explicaram que as estradas musicais serviam como um incentivo para os condutores manterem uma velocidade de segurança.
Tinham também como objetivo reduzir a monotonia em viagens mais longas e oferecer uma experiência sensorial única.