Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Esta é a rede social em Portugal que mais queixas tem atualmente

Um novo relatório da ANACOM revela que o Facebook foi a rede social que recebeu mais queixas em Portugal, no 2º trimestre de 2025.

Redes

Acabou de ser publicado um novo relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), relativo a reclamações sobre serviços digitais. O relatório em questão é relativo ao segundo trimestre de 2025, ou seja, entre abril e junho.

O documento mostra-nos que, em Portugal, o Facebook foi a plataforma que mais queixas recebeu, durante o período mencionado. Se olharmos para a evolução de um ano para o outro, as queixas cresceram em 177%.

36 reclamações sobre serviços digitais foram reportadas pela ANACOM

Feitas as contas, houve um total de 36 queixas sobre serviços digitais, só no 2º trimestre de 2025. É um aumento considerável face ao ano passado, em que houve 23 menos queixas reportadas pela ANACOM.

Sabemos ainda que as plataformas de muito grande dimensão (VLOP) registam a maioria das reclamações, com 24 das 36 totais. Como dito anteriormente, foi o Facebook quem gerou mais queixas, 15 no total (39%).

Logo abaixo do Facebook, segue-se o TikTok e a Meta, com 8% das queixas. Logo abaixo, seguem-se o YouTube, o Google e o Reddit. Cada uma das três plataformas referidas apresenta 5% das reclamações.

O motivo principal das queixas

O relatório da ANACOM diz ainda que o motivo principal para as queixas “foi a suspensão, restrição ou remoção de contas ou conteúdos de destinatários de serviços pelos prestadores, com base em alegada infração da lei ou dos seus termos e condições contratuais, que os destinatários dos serviços consideraram indevida”.

Ao todo, 40% das queixas aconteceram pela razão mencionada. No segundo trimestre de 2025, houve 19 queixas deste tipo, o que é significativamente mais do que as 4 queixas no período homólogo de 2024.

“A denúncia de conteúdos ilegais esteve presente em 17% das reclamações, seguindo-se as queixas relacionadas com a identidade e segurança dos destinatários dos serviços e com o tratamento de reclamações pelas plataformas em linha, ambos os motivos com 11% do total de reclamações” - refere ainda o documento oficial da ANACOM.

Sony WH-CH520 Auriculares sem fios Bluetooth, até 50 horas de autonomia com carregamento rápido e estilo de banda, preto
Sony WH-CH520 Auriculares sem fios Bluetooth, até 50 horas de autonomia
34,55 €Amazon ES
71,15 €-51%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.
Anúncio de Fundo