
O mercado europeu de smartphones fechou o ano de 2025 com sinais claros de recuperação, subindo 2% face ao mesmo período em 2024. Segundo os dados mais recentes da Counterpoint Research, o quarto trimestre do ano consolidou a Apple no trono.
No entanto, também coroou a Honor como a marca com o crescimento mais expressivo do continente. Em baixo, podes ver o ranking das 5 marcas que mais venderam na Europa, assim como o seu nível de crescimento.
- Apple: 33% (Crescimento de 7%)
- Samsung: 29% (Crescimento de 4%)
- Xiaomi: 16% (Queda de 6%)
- Honor: 4% (Crescimento de 18%)
- Realme: 3% (Queda de 21%)
Apple na frente: uma tendência que se verifica na Europa também
Recentemente, demos-te a conhecer a lista dos telemóveis mais vendidos do mundo em 2025. O top-4 era todo da Apple. Ora, na Europa, a Apple continua a ditar as regras do jogo.
Com 33% do mercado, a empresa da maçã colheu os frutos do sucesso da linha iPhone 17, que parece ter acertado em cheio no gosto dos consumidores europeus.
Logo atrás, a Samsung mantém-se como a "resistência" Android, segurando 29% do mercado com um crescimento sólido de 4%, provando que a sua hegemonia no ecossistema da Google ainda não está sob ameaça direta: pelo menos, nesta fase.
A nota negativa vai para a Xiaomi. A gigante chinesa registou 16% na cota de mercado e uma descida de 6% nas vendas. No extremo oposto, a Honor é o grande destaque positivo.
Apesar de estar no 4.º lugar com 4% de cota, o seu crescimento anual de 18% é o mais alto de todo o ranking. Já a Realme fecha o top 5, mas enfrenta tempos difíceis com uma queda acentuada de 21% nas vendas.
É sempre interessante ter uma perspetiva dos padrões de consumo, na região onde vivemos. Se andas à procura de telemóvel, podes ainda dar uma vista de olhos no guia 4gnews sobre os melhores telemóveis para comprar em 2026.
