
Quando falamos no mercado de smartphones, geralmente os líderes são Apple e Samsung, com Xiaomi a completar o pódio. No entanto, na China, não é bem isso que mostra um relatório do terceiro trimestre de 2025.
O mesmo revela quais as marcas que venderam mais unidades de julho a setembro, sendo que a liderança vai para a Vivo, que tem uma expressão reduzida no contexto europeu.
De um modo global, o setor dos smartphones conseguiu vender 68,46 milhões de unidades na China, o que representa uma queda de 0,5% face ao período homólogo de 2024. Segundo a International Data Corporation, autora do relatório, a queda pode ter a ver com um menor número de lançamentos e menos subsídios governamentais.
Vivo na frente, Apple em segundo e Huawei a fechar o pódio
Passando aos casos particulares, a Vivo lidera com uma cota de mercado de 17,2%. Ao todo, isso corresponde a cerca de 11,8 milhões de telemóveis vendidos. Apesar de estar na frente, o trimestre não foi totalmente animador para a Vivo, que caiu 7,8% face ao mesmo período do ano anterior.
No segundo lugar, continua a Apple, com uma evolução mais estável. A empresa da “maçã trincada” conseguiu vender 10,8 milhões de telemóveis, o que representa uma participação de mercado de 15,8%. De um ano para o outro, a Apple cresceu 0,6% no número de smartphones.
No último lugar do pódio, surge a Huawei, que foi capaz de vender 10,4 milhões de telemóveis no 3º trimestre de 2025. A participação fica bem próxima da da Apple, nos 15,2%. Mesmo assim, a Huawei seguiu a tendência da Vivo e também decresceu nas vendas, mas apenas 1% (via Xiaomi Time).
O que poderá surpreender alguns é o facto da Xiaomi estar em quarto lugar, no seu próprio país de origem. Note-se que, geralmente, a Xiaomi é a terceira que mais vende a nível global. Na China, a história tem-se mostrado diferente.
De julho a setembro de 2025, a marca vendeu menos 1,7% do que em 2024, o que corresponde a 10 milhões de unidades vendidas. Em termos de participação de mercado, o valor fixa-se nos 14,7%.
É de salientar ainda o empate técnico entre OPPO e Honor, ambas com 9,9 milhões de unidades vendidas, muito perto da Xiaomi. Ainda assim, a OPPO tem ligeiro ascendente com mais 0,1% de participação de mercado.
