O mercado dos elétricos continua ao rubro! Depois de a BYD ter respondido à MG com uma bateria inédita, eis que um estudo levado a cabo pela KVD revelou o grande vencedor no que diz respeito às melhores baterias da atualidade. A amostra contou com mais de 1.300 viaturas: 723 elétricos e 643 híbridos.
De acordo com o relatório, praticamente 80% dos veículos (79.8%) conseguiram manter mais de 90% da capacidade original da bateria mesmo com vários anos de utilização. Em análise estiveram dados como quilometragem, idade do veículo, temperatura ambiente e padrões de carregamento.
Kia à frente da Tesla
A Kia foi a grande vencedora com dois veículos nos primeiros dois lugares. Os modelos EV6 e o e-Niro destacaram-se como os carros que atingiram uma maior percentagem de retenção da capacidade da bateria ao longo do tempo. A fechar o pódio está o Tesla Model Y, que já está à venda em Portugal.
Em relação aos híbridos, a Kia volta a conseguir colocar dois modelos nos primeiros dois postos: Sportage e Optima. O terceiro lugar é ocupado pelo Volvo XC60.
No que diz respeito às marcas com as baterias mais saudáveis, a Kia surge, sem surpresa, no trono! Seguem-se Audi e Opel queencerram o top-3. Depois surgem Tesla, Mercedes, Peugeot, Volvo, BMW, Volkswagen e Skoda.
Por fim, o especialista Martin Reinholdsson, da KVD, partilhou dicas muito importantes para quem tem um veículo elétrico e pretende preservar ao máximo a bateria,
- Manter a carga entre 20% e 80% no dia a dia;
- Evitar temperaturas extremas, estacionando em locais frescos ou pré-aquecendo o carro no inverno;
- Utilizar o carregamento rápido apenas quando necessário;
- Não deixar o carro parado durante semanas com a carga a 0% ou 100%;
- Definir um limite de carregamento automático (por exemplo, 80%) e manter o software atualizado.
