Esta colher inovadora é a mais "salgada" que já vimos: literalmente

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Para os mais apaixonados por novas tecnologias, já se sabe que o Consumer Electronics Show (CES) é um dos grandes eventos do ano. O CES 2025 já arrancou e, à data, já vamos conhecendo alguns produtos inovadores e, claro está, diferentes do que estamos habituados.

Um dos lançamentos que tem dado que falar, nas últimas horas, foi feito pela Kirin Holdings. Trata-se de uma empresa com origem no Japão e que é conhecida, primordialmente, pelas suas bebidas. Desta vez, criou uma colher salgada.

A colher criada pela Kirin deixa a comida mais salgada: mas como?

De acordo com a Tech Crunch, a colher em questão tem a capacidade de deixar a comida mais salgada, mas sem aparentes prejuízos para a saúde. Para tal ser possível, este gadget inovador utiliza a corrente elétrica fraca, de maneira a concentrar moléculas de iões de sódio na comida.

Colher Salgada
Electronic Salt Spoon (via Tech Crunch: crédito Maxwell Zeff)

Por outras palavras, uma boa alternativa para quem não é grande apreciador de comida com um paladar mais neutro. Recorde-se que, numa primeira fase, esta colher da Kirin (chamada “Electronic Salt Spoon”) chegou a ser vendida, de forma limitada, no Japão.

Contudo, só agora é que foi apresentada ao mundo, de uma forma mais ampla. No Japão, foi posta à venda por cerca de 120 euros. Supostamente, o objetivo é expandir o produto para o mercado global, durante os próximos anos. Não sabemos ainda se Portugal faria parte desse lote ou não.

Segundo a própria empresa, um dos grandes aspetos a favor desta colher é o facto de aumentar a “salinidade” da comida, sem que isso se traduza num acrescento de sódio. No site oficial, a Kirin explica que a colher “visa fornecer serviços que permitam aos consumidores desfrutar de uma alimentação saudável”, mas ao mesmo tempo “deliciosa e prazerosa”.

Especialistas sugerem que a “colher salgada” é legítima

Efetivamente, é uma inovação que foge do que estamos habituados, o que, para algumas pessoas, pode chegar a ser algo “estranho” até. No entanto, o Tech Crunch relata que as pesquisas feitas até ao momento sugerem que se trata de um gadget legítimo.

Para além de legítima, é particularmente útil no Japão. Isto porque, no país mencionado, os habitantes adultos comem, em média, mais do dobro do teor de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É caso para se dizer que era uma forma de juntar o útil ao agradável.

Resta esperar para ver em que outros mercados a colher poderá chegar.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.