O designer Zung Hoang tinha um sonho e uma paixão por Lego. Ele realizou esse sonho ao desenvolver uma câmara analógica funcional completamente feita com Lego. A LEGO ZH1 é construída com 595 peças e, depois de pronta, pode realmente fotografar com a utilização de uma lente para Lego já existente e um rolo 35mm.
A LEGO ZH1 traz o efeito "envelhecido" que tantos buscam nos filtros
A compacta câmara tem 500g, 10 cm de largura, 25 cm de comprimento e 12 cm de altura. O produto traz uma estrutura similar à de outras câmaras tradicionais, com botão de disparo, bem como uma porta traseira para inserir e remover o rolo.
Na descrição da LEGO ZH1 no site da Lego Ideas, o criador revelou que a principal dificuldade foi conseguir que o corpo da câmara fosse à prova de luz, uma vez que a luz estava a sair pelos pequenos tijolos de Lego, o que deixava o filme sem foco e com manchas. Mas vários dias de testes resultaram numa solução para vedar essas lacunas entre as peças sem comprometer outros aspetos da câmara.
Completamente funcional, atualmente o protótipo da câmara pode tirar fotos de quadro inteiro ou meio-quadro, que trazem um visual retro, sem muita nitidez, como os filtros que simulam filmes envelhecidos tão utilizados atualmente. No seu Instagram, o designer responsável pela ideia partilhou o vídeo de como colocar o filme na câmara, além de publicar várias fotos que fez com a LEGO ZH1.
A LEGO ZH1 tem grandes chances de chegar ao público
A LEGO ZH1 é uma das muitas ideias enviadas para o site Lego Ideas, uma iniciativa oficial da Lego que abre um espaço para diferentes pessoas pelo mundo enviem suas ideias de produtos feitos com os blocos de montar mais famosos do mundo.
E as ideias podem chegar ao mercado? Sim! Se um projeto consegue 10 mil votos de apoiantes que visitam a página, a ideia vai para o Conselho de Revisão. A equipa, composta por designers e gestores de produto, vai avaliar a viabilidade de comercializar o novo produto e possivelmente encaminhá-lo para a fase desenvolvimento. A boa notícia: a LEGO ZH1 já atingiu a marca dos 10 mil apoiantes.
Isso significa que o projeto já passou para a próxima fase e já deve estar nas mãos do Conselho de Revisão, o que deixa os fãs de Lego e fotografia cada vez mais na expectativa que o produto chegue ao mercado.