Fixa este nome: Svolt Energy. Este fabricante chinês de baterias para carros elétricos acaba de anunciar o desenvolvimento de uma nova geração de baterias que prometem revolucionar o mercado dos VE.
Num evento Battery Day realizado ontem na cidade de Chengdu, na província de Sichuan, China, aquele que é o quarto maior produtor de baterias para VE da China apresentou a Fengxing Short Blade, incluída numa nova geração de bateria que prometem redefinir o concento de ‘carregamento ultrarrápido’.
Segundo a Svolt, esta bateria poderá ser carregada dos 10% aos 80% de carga em 8,5 minutos, estabelecendo um novo padrão para os veículos elétricos ligeiros de produção.
O despontar do ‘6C’
A nova bateria Fengxing é alimentada por células de lâmina curta de terceira geração da Svolt Energy, criadas a partir de materiais “de alta energia” para o cátodo (elétrodo positivo) e para o ânodo (elétrodo negativo).
Segundo o site CnEVPost, para conseguir os tempos de carga anunciados a Svolt explica que é usado um fator multiplicador de carga de 6C e uma densidade de energia de 185 Wh/kg.
O fator multiplicador é aplicado ao processo de carregamento e descarga das baterias e, no cado da taxa 6C, significa que uma bateria pode ser carregada num sexto de hora – ou seja, em dez minutos.
Atualmente, o multiplicador de carga mais elevado usado em VE de produção é o 5C para as baterias que já estão a ser utilizadas em alguns modelos de produção das chinesas Li Auto e Zeekr.
Todo-o-terreno elétrico
Além da nova Fengxing Short Blade, a Svolt anunciou também o desenvolvimento da sua primeira bateria para veículos todo-o-terreno elétricos, neste caso capaz de funcionar a temperaturas que variam entre -43°C e 60°C. É uma bateria com potência de carga mais baixa – 5C -, mas o fabricante destaca a possibilidade de funcionamento a -20ºC, garantindo uma potência e fiabilidade em condições de clima extremo.
O primeiro veículo a usar esta bateria é o novo modelo ‘off-road’ 500 Hi4-Z, da Tank (detida pela Great Wall Motor, a quem também já pertenceu a Volt Energy), através de uma versão Li-Ion de três elementos com capacidade até 59 kWh e carregamento de 800V, com autonomia para 201 quilómetros.