Já não falta muito para sair a versão final do Android 15. Posto isto, até lá, vão sendo acumuladas novidades sobre o que está para vir. À luz do que a Google referiu no evento I/O 2024, é expectável que um dos recursos do Android 15 seja melhorar a vida útil da bateria no modo standby.
Na prática, isto quer dizer que, se tens um telemóvel Samsung Galaxy, por exemplo, poderás aumentar a vida útil até cerca de 3 horas. Assim sendo, pode surgir uma questão: como é que acontece esta melhoria?
Este recurso do Android 15 deverá começar a rolar já no Galaxy S24
De acordo com a SamMobile, fontes especializadas da plataforma Android referiram que tudo tem a ver com uma questão de velocidade. Ao que tudo indica, os dispositivos com Android 15 mudam 50% mais rápido para o Doze Mode.
Recorde-se que o “Doze Mode” representa um período em que o telemóvel executa tarefas ao mesmo tempo que está em espera. O facto de ser possível fazer isso ao dobro da velocidade implica que também se consiga dar um boost na vida útil da bateria.
Neste momento, a Google ainda está em período de testes. Ainda assim, a empresa assegura que as melhorias rondam as 3 horas. Este diferencial pode ser bastante útil para os utilizadores, em diversos casos.
Segundo a mesma fonte, todas estas melhorias vão chegar aos dispositivos Galaxy, quando for feita a atualização One UI 7.0. Ao que tudo indica, o Galaxy S24 será mesmo o primeiro modelo da Samsung a receber a atualização.
Espera-se que, nos últimos três meses do ano, a Samsung faça o lançamento desta atualização. Como se isso não bastasse, também há novidades em relação à vida útil do Wear OS 5.
Mais uma vez, as informações novas foram dadas no evento Google I/O 2024. Aparentemente, este tipo de relógios também vão ter a capacidade de consumir até 20% menos com uma nova forma de serem operados, ao nível do processador.
É expectável que este update também chegue aos Galaxy Watches até ao fim de 2024, através da atualização One UI Watch 6.0.