
O ChatGPT alcançou mais um marco histórico no mundo da tecnologia. Em apenas dois anos e meio de existência, a ferramenta da OpenAI entrou na elite das apps mais populares e agora assumiu a liderança absoluta. Ultrapassou redes sociais que dominavam o topo há vários anos.
ChatGPT é a app mais descarregada do mundo, por larga margem
Dados recentes da Techgaged revelam que, entre janeiro e novembro de 2025, o ChatGPT foi descarregado mais de 900 milhões de vezes. Este número é impressionante e coloca a app com uma vantagem confortável de 200 milhões de downloads sobre o TikTok e 380 milhões à frente do Instagram.
Desde o seu lançamento, o chatbot já acumulou um total de 1,36 mil milhões de downloads, com crescimento registado especialmente no segundo e terceiro trimestres deste ano, onde as instalações mensais superaram a barreira dos 100 milhões. Este domínio acontece numa altura crucial para a plataforma, embora nem tudo sejam boas notícias para os utilizadores gratuitos, dado que o ChatGPT prepara mudança que vai irritar milhões de utilizadores com a provável introdução de publicidade.
TikTok fica-se pelos 703 milhões; Instagram nos 521 milhões
Para teres noção da dimensão deste feito, enquanto o ChatGPT somou 902 milhões de instalações nos primeiros 11 meses de 2025, o TikTok ficou-se pelos 703 milhões e o Instagram pelos 521,6 milhões. Outros gigantes habituais como o Facebook, WhatsApp e Temu completam o top 5, mas ficaram distantes dos números alcançados pela OpenAI.
No segmento específico da inteligência artificial, a concorrência fica a penar. O Google Gemini foi a única outra aplicação de IA a conseguir entrar no top 10 global, com 392 milhões de instalações neste período. Atualmente, o ChatGPT detém mais de 80% da quota de mercado global de chatbots de IA.
Com tamanha popularidade, a plataforma torna-se também um alvo preferencial para esquemas maliciosos. É fundamental estares atento a imitações e softwares fraudulentos, pois recentemente descobriu-se que cibercriminosos criaram falso ChatGPT Atlas que rouba todas as passwords do navegador, aproveitando-se da procura elevada pela ferramenta legítima para comprometer a segurança dos utilizadores.
Promoção do dia
