Essential Phone: Esta é razão pela qual o smartphone é tão importante

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Andy Rubin anunciou ontem o Essential Phone de forma oficial. O novo smartphone promete um design diferente, materiais de construção diferentes e uma experiência "prol-utilizador".

Depois de ter lido o artigo detalhado do smartphone escrito ontem, fiquei deveras curioso para saber em que é que este smartphone de facto se destaca no mercado face os concorrentes, assim sendo, fiquei acordado até às 2.30h da manhã para ver em direto a entrevista de Andy Rubin na Code Conference. (vídeo acima)

Vê ainda: website Recode, é a responsável por trazer nomes de prestígio acima do palco e responder a perguntas que nem sempre são ouvidas noutro local. Para além de Andy Rubin, por aquele palco já passou Tim Cook, Steve Jobs, Sundar Pichai, Elon Musk e muito mais.

Andy Rubin começou por explicar a sua nova empresa e a sua ideologia, contudo, a parte boa começa quando o russo tirou do seu bolso dois equipamentos e um pequeno acessório.

O Essential Phone é mais belo na mão do que nas fotografias das Press Releases. O terminal mostra um ecrã com extremidades muito pequenas, construção em titânio para nos oferecer mais resistência e a ainda traseira de cerâmica para um acabamento elegante e resistente. O smartphone pode ser comprado em preto brilhante ou branco mate e, tanto um como o outro, são fascinantes.

Escolha da câmara na parte superior foi explicada de uma forma lógica por Andy Rubin. Andy referiu que nos outros terminais com extremidades idênticas (Xiaomi Mi Mix), a câmara ficava em baixo e sempre que tiravam uma fotografia apanhava mais o queixo e o nariz do que toda a cara. Referiu ainda que o utilizador não deveria ter de virar o smartphone ao contrário para conseguir ter uma melhor ergonomia e simplesmente tirar uma selfie.

O Essential Phone é a evolução que o mercado mobile precisa

A câmara frontal é embutida no centro do ecrã e "dividirá" as notificações do Android. De um lado teremos notificações esporádicas (como SMS, chamadas perdidas, etc.), enquanto que do outro as notificações de sistema como sinal de rede, wifi, bateria e outros.

Mas algo que me deixou deveras entusiasmado foi a sua ideia modular. O equipamento conta com dois pins íman na parte superior direita que encaixarão todos os acessórios que a empresa, ou outros (já lá vou), possam vir a desenvolver.

Não percas: por um valor a rondar os 700€. Para além das evoluções tecnológicas, o smartphone conta com todas as especificações que um flagship precisa para se destacar de forma positiva no mercado.

Este Essential Phone traz algo novo ao mercado mobile. A Motorola trouxe a ideia modular que arruinou o LG G5 e este Essential traz a tecnologia que deixará os Moto obsoletos em 3 ou 4 anos.

O Essential olha para o mercado a longo prazo e é cada vez mais complicado ver uma empresa com esta ideia, por isso mesmo, acredito que o sucesso da Essential é apenas uma questão de tempo.

Outros assuntos relevantes:

Microsoft estará a desenvolver uma nova versão do Windows Mobile

Samsung Galaxy Note 5 recebe o Android 7.0 Nougat na Europa

Samsung Notebook 9 Pro é oficial e integra a S Pen

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.