Poderão produtos como o Essential Phone ter impacto no mercado dos smartphones?

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 2 min.

No passado dia 30 de Maio, assistimos ao lançamento de uma nova marca no mundo da tecnologia, com um destaque imediato para o mundo móvel. Estou a falar da Essential, a marca de Andy Rubin que muito conhecemos como um dos criadores do Android a passar níveis de 70% do mercado, Andy decidiu sair da Google e do ramo da robótica em que se enquadrava nesse momento. Sentindo-se desenquadrado e ao fim de dez do projecto Android, sentiu que estava na altura de começar a olhar para os seus próximos dez anos. A resposta chama-se Playground Global.

Esta empresa fundada por si e mais três membros é vocacionada para investimentos na área da tecnologia, como startups e outros tipo de pequenas empresas com boas ideias a precisar de investimento. Assim surge a Essential.

Com o investimento da Playground, Andy conseguiu pôr em marcha este projecto que começa agora a mostrar os seus primeiros frutos: Essential Phone e Home.

Apesar de equipamentos diferentes e esteticamente interessantes, os pontos que me deixam mais empolgado não são estes que mais facilmente se vêm. Quanto ao Essential Phone, Andy é o primeiro a dizer que esteticamente apenas se limita a seguir a tendência do mercado para 2017, eliminando ao máximo os contornos do ecrã, oferendo um equipamento relativamente pequeno para o tamanho de ecrã que oferece.

Para além dos materiais exóticos e difíceis de fabricar numa escala mais alargada como por exemplo para a Apple ou para Samsung, Andy refere que irá começar devagar, mas prometendo aliar-se a novas empresas e novos materiais para aos construir a escala da sua empresa. Abrindo estas novas linhas de contactos e potenciando o desenvolvimento tecnológico destas empresas satélite, Andy acredita que terá sucesso e este por sua vez trará a escala para competir no mercado.

Acessórios Essential em "Open Source"

Apesar de poder parecer um pouco ridícula ou até pouco pratica esta ideia dos acessórios, a ideia e a concepção por detrás dos acessórios Essential é genial. Em entrevista Andy esclareceu que estes pequenos pontos magnéticos que vemos na traseira do Essential Phone são só o que segura o acessório no sítio. Na realidade a tecnologia que dá energia e ligação entre o smartphone e a câmara é um componente com as características do USB-C mas que usa uma tecnologia sem fios, que este disponibiliza em código aberto.

Esta mentalidade, na linha com o que vimos inicialmente no Android é que será a chave do sucesso de Andy. Até este ponto, a Essential não se quer impôr como a marca que tens de comprar, mas sim conquistar-te como a marca que vais querer comprar.

Outros assuntos relevantes:

WWDC 2017 – O que pode ser apresentado pela Apple?

As potencialidades do novo Android O

Motorola: O momento exato em que a “Lenovo Moto” chegou ao fim