Essential Phone: o smartphone criado pelo "pai" do Android já é oficial!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Aconteceu, o Essential Phone já é oficial! Este é o smartphone criado pelo "pai" do Android, o senhor Andy Rubin. Trata-se de um projecto incrivelmente ambicioso cuja ousadia nos deixou de queixo caído. Desde o seu ecrã ser bordas ou margens até ao ecossistema modular no qual se sustentará. Deixou de ser um sonho, o Essential Phone está aqui e já o podes reservar.

Vê ainda: Google tem uma nova funcionalidade de pesquisa Pessoal

Depois de muito especulação, rumores e até algumas fugas de informação temos finalmente um smartphone que pretenderá fazer frente ao Google Pixel, o atual embaixador do sistema operativo Android. Está na hora de o conhecer melhor, um equipamento que rivaliza com um Samsung Galaxy S8 a nível de ecrã, superando-o até ao incorporar uma tela capaz de envolver a câmara frontal para as selfies. E margens? Só em baixo, e pouco!

O Essential Phone já é oficial!

Em primeiro lugar, o essencial (Google Pixel!

Desde o processador Snapdragon 835 da Qualcomm, aos 4GB de memória RAM, o Essential Phone conta ainda com 128GB de armazenamento interno. Para além disso, o Essential Phone nem sequer tem um logótipo no exterior, o smartphone apresenta-se puro, sem qualquer adição de publicidades ou propagandas. No seu interior teremos o mesmo cenário, apenas as aplicações essenciais, o Android no seu estado mais puro. Nada que possa "pesar" ou atrasar o desempenho deste equipamento.

A Apple e da Samsung.

Construído em titânio e cerâmica o Essential Phone será bastante durável

Como se todo este hardware, construção reforçada, preço adequado e características técnicas de topo não bastassem, a Essential está empenhada em construir e desenvolver todo um ecossistema de acessórios (relativamente modulares) para o seu Essential Phone.

O Essential Phone trará, já incluída na caixa, uma câmara de 360º que poderás acoplar no topo do smartphone. Mais ainda, a empresa vai oferecer ainda uma estação de carregamento (charging dock). Ambos os acessórios conectam com o smartphone através de pins metálicos, algo à semelhança do que temos nos Moto Snaps (Moto Mods). Acessórios estes que utilizarão o magnetismo para facilmente se ligarem ao smartphone. Não pretendem substituir a porta USB do Tipo C, presente neste Essential Phone mas podem ser uma alternativa tão ou mais prática e versátil.

Ah, é verdade, o Essential Phone já não conta com o já arcaico, ultrapassado e obsoleto jack de 3.5mm - enfim...mas pelo menos terá um adaptador (dongle) incluído na caixa e no futuro poderemos ver mais acessórios dedicados ao áudio a tirar proveito desta nova forma, deste novo método de conexão magnética implementada no Essential Phone.

Ah, mais uma vez, o Essential Phone também aposta nas câmaras duplas ou câmara principal com dois sensores na sua traseira. Contudo, em vez de utilizar o segundo sensor para proporcionar um efeito bokeh, fazer um zoom ótico como na LG G6, o Essential Phone optou por utilizar um sensor secundário monocromático (P&B).

Tal como no Huawei P10, o segundo sensor será utilizado para captar mais luz do que a sensor RGB tradicional e pode ser combinado com o sensor de 13MP para proporcionar umas fotos noturnas ou em cenários de baixa iluminação e, mesmo assim, ser capaz de capturar fotos com bastante detalhe e definição. Sem esquecer a câmara frontal de 8MP do Essential Phone, na qual poderás até gravar vídeo em 4K Ultra-HD.

Poderá o Essential Phone vingar no mercado?

Por muito promissor e revolucionário que possa parecer - e efectivamente ser - o Essential Phone carece de algo crucial...espaço no mercado! Neste momento a Apple a Samsung possuem o controlo do mercado de smartphones (mercado mobile). Sobretudo a sul-coreana, com smartphones para todos os escalões de preços, desde os gama baixa - Galaxy A - e todos conhecemos os topos de gama da linha S e Note.

Em suma, por muito incrível e fantástico que este Essential Phone não será competição para as grandes construtoras. Contudo, pode ser uma ótima alternativa ao smartphone da Google e para o consumidor que procure um smartphone bem diferente e que se destaque da multidão.

Esperemos que a sua construção em tiânio e cerâmica sejam capazes de ajudar o Essential Phone a resistir neste mercado cada vez mais duro, onde só as marcas veteranas parecem capazes de vingar. Contudo, é impossível ficar indiferente ao smartphone criado pelo senhor Andy Rubin, um dos "pais" do Android, alguém que sabe bem aquilo que funciona ou não funciona num smartphone.

Preço e data de chegada do Essential Phone

Podes efetuar a reserva do Essential Phone já hoje, a partir do dia 30 de maio. Contudo, não esperes recebe-lo tão cedo. Aliás, a própria Essential confessa não estar sequer pronta para fornecer uma data de entrega para as primeiras unidades. O preço, esse já sabemos que será de $600 dólares, um valor que estará em linha com a maioria dos topos de gama atuais e que incluirá alguns acessórios como a referida câmara 360º e a base de carregamento.

Resta ainda saber se este Essential Phone será capaz de funcionar devidamente na Europa e demais mercados mundiais, estando sim, preparado para utilizar as redes 4G LTE em todas as principais operadoras dos Estados Unidos da América. E aqui o tens, este é o Essential Phone, qual a tua opinião

Outros assuntos relevantes:

iPhone 8: novos renders mostram o futuro smartphone da Apple

Motorola: Eis o Moto E4 Plus com a sua enorme bateria de 5000mAh

Moto Z2: imagens confirmam a falta da entrada de 3,5 milímetros

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.