Essential Phone: Android Oreo trouxe novidades à 'notch' do smartphone

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

O Essential Phone foi, de todo, um dos primeiros smartphones lançados no ano transato a trazer uma notch ao Universo Android Oreo, e não só. Porém, essa é bem diferente daquelas a que agora nos habituamos.

De facto, ao contrário do que acontece com as notchs de tantos smartphones, a do Essential Phone era bem simples e prática. Isto é, existia porque todos necessitamos de uma câmara frontal. Ou quase todos.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 e S9+ serão o espelho do próximo Galaxy A7 (2019)

No entanto, numa altura em que Andy Rubin e a sua equipa pretendem fazer de tudo para corrigir os erros que impossibilitaram o sucesso absoluto do Essential Phone, há novidades em torno dessa notch. Isto porque, como é óbvio, ela veio para ficar.

Android Oreo e notchs é o que mais há...e tudo começou no Essential Phone!

Com efeito, a última atualização do Android Oreo para o smartphone aplica uma secção de personalização da notch. Como? Bem, em primeiro lugar, será possível regular a "área da notch" de igual forma para todas as aplicações ou para algumas em específico. Excelente.

Por outro lado, o que o Essential Phone concederá ao utilizador será a escolha de um de três modos de personalização. Das três uma, passe a expressão. Ou se utiliza o "modo de recomendação", ou a "notch está sempre visível", ou a "área da notch desaparece no modo ladscape".

Ora, como é óbvio, nada mais seria necessário. Os três modos existem, diferem entre si e é quase certo que serão úteis no uso diário. A questão é perceber se deveriam existir mesmo ou não. Até porque a monocelha do Essential Phone é relativamente inexistente.

Seja como for, o que é certo é que as alterações que a empresa tem implementado a par do Android Oreo têm sido benéficas. A última versão do sistema operativo Android está no equipamento e, a poucos meses da próxima, continua a receber melhorias.

Esperemos para ver como será o sucessor do smartphone da equipa de Andy Rubin. Até lá, fica atento(a) às notícias aqui, em 4gnews.pt, onde a tecnologia é falada em português.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d com o Snapdragon 670

DxOMark mostra-nos a parte frontal do OnePlus 6

Xiaomi Mi 7: Será esta nova imagem a traseira do próximo topo de gama?

Via

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.