Esquece os grupos do WhatsApp! Este é o futuro da app de mensagens

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp é a app de mensagens mais popular do mundo. Uma posição que tem lutado para manter entre apagões do grupo Facebook que provocaram um êxodo de utilizadores para a Telegram e Signal, as maiores apps rivais. No entanto, é na plataforma WhatsApp que as maiores novidades têm sido introduzidas e em breve teremos algo melhor até que os seus grupos.

Em causa está uma nova função detetada pela equipa de investigadores do portal XDA Developers apelidada de "Comunidades". E, ainda que os contornos exatos desta novidade continuam difusos, pelo que já foi revelado poderemos ter algo equiparável, ou superior aos grupos de WhatsApp.

Preparem-se para as Comunidades de WhatsApp

WhatsApp could be working on a new Community feature https://t.co/6ggtYUIRBt

— XDA (@xdadevelopers) 11 de outubro de 2021

Em primeiro lugar importa referir que esta função foi detetada na versão 2.21.21.6 do WhatsApp para Android - versão beta. Aí, no portal XDA Developers, uma equipa dedicada de programadores dedicados desconstruiu e analisou a mais recente versão de testes.

Esta funcionalidade - apelidada de "Community" tem alguns pontos de contacto com os Grupos de WhatsApp, mas vai além destes. A partir da análise efetuada os programadores concluíram que isto não será apenas um novo nome para os grupos do WhatsApp, mas sim uma nova função que conviverá com estes.

A descrição, com base na análise do código-fonte da app de mensagens, aponta no sentido de co-existência entre ambas as funcionalidades. Será, ao que tudo indica, um reforço da componente social da plataforma de mensagens e, possivelmente, o próximo passo na evolução dos chats em grupo neste serviço.

A app de mensagens será (ainda mais) uma rede social

Sob a orientação de Mark Zuckerberg o WhatsApp tem gradualmente assimilado alguns dos componentes caraterísticos de uma rede social propriamente dita. Tome-se, por exemplo, os Estados ou Status do WhatsApp que mais não são que as Stories do Instagram, ou do próprio Facebook.

Assim, mesmo que a função Comunidade não seja aplicada e / ou disponibilizada - o que é uma hipótese real - a evolução do WhatsApp continuará a pautar-se pelo reforço da componente social. Ao mesmo tempo, teremos uma maior uniformização da tríade principal de serviços do Facebook.

Para já importa reter que a função Comunidade está na lista de trabalhos da plataforma de mensagens. Os contornos exatos da mesma não são conhecidos, podendo ser o próximo capítulo para os chats de grupo, ou conviver com estes e acrescentar uma nova abordagem com reforço da socialização.

End-to-end encrypted backups are coming soon to iOS and Android. Keep an eye on this thread for updates! 👀

— WhatsApp (@WhatsApp) 10 de setembro de 2021

Entretanto, o WhatsApp continua o trabalho na encriptação das cópias de segurança / histórico de mensagens guardados na nuvem, a cloud. Além disso, desenvolve também novos controlos para os clips de áudio, entre outras melhorias incrementais.

Por fim, apontamos ainda aquela que é talvez a maior novidade dos últimos anos a chegar ao serviço, o suporte multi-dispositivo, ainda em fase beta.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.