Esquece o 5G! MediaTek já está a trabalhar na tecnologia 6G

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A tecnologia 5G só agora está a chegar aos smartphones. A MediaTek é uma das responsáveis por tal ao oferecer processadores e modems a preços vantajosos de forma a democratizar um pouco mais a tecnologia móvel e o 5G.

Contudo, parece que a MediaTek já pisca o olho à tecnologia 6G. Ao que parece, a fabricante de processadores taiwanesa já está a trabalhar no desenvolvimento da tecnologia 6G.

Tecnologia 6G poderá chegar apenas em 2030

Os prognósticos são que a tecnologia 6G chegue apenas em 2030. Porém, não olhes para esta data como "daqui lá". Até porque, segundo a marca, a MediaTek trabalhou cerca de 6 anos no desenvolvimento da tecnologia 5G. Ou seja, começa a ficar na hora de trabalhar na tecnologia seguinte de forma a se antecipar da concorrência.

Mais interessante ainda é que a MediaTek tem uma equipa de desenvolvimento da tecnologia 6G na Finlândia. Exatamente! A conhecida terra do nascimento da Nokia.

A MediaTek e Qualcomm podem até fabricar os processadores para a tecnologia móvel, porém, não fabricam as antenas ou infraestruturas. Ou seja, tem de existir uma parceira próxima entre todas as empresas que desenvolvem este tipo de tecnologia.

Isto pode significar que a MediaTek ganhe um avanço na tecnologia 6G tal como está a ganhar na tecnologia 5G. Ainda que a sua concorrente, Qualcomm, esteja a competir seriamente no segmento, a MediaTek é uma das que fornece chips a um preço mais vantajoso.

Não é de estranhar que empresas como a Xiaomi, Samsung ou até a própria Huawei, estão a fomentar parcerias com a MediaTek. Isto porque é uma das empresas líderes no segmento neste momento.

Editores 4gnews recomendam:

  • O teu smartphone Huawei ficará ainda melhor com a próxima grande atualização! Sabe como
  • Xiaomi lança auriculares com características de topo por preço imbatível
  • O teu smartphone Android vai ter uma nova funcionalidade que vais adorar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.