Escolas poderão proibir telemóveis ao abrigo de novas orientações

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

Os diretores das escolas escocesas receberão o apoio do Governo para introduzir proibições de utilização de telemóveis nas escolas.

De acordo com as novas orientações, os alunos poderão ser obrigados a entregar os seus aparelhos antes das aulas ou ser proibidos de os utilizar em visitas de estudo, no âmbito dos esforços para reprimir as perturbações, como as notificações que distraem ou as filmagens de casos de bullying.

No entanto, os ministros afirmaram que deve ser dada atenção aos alunos que têm boas razões para ter um telemóvel. Por exemplo, se forem prestadores de cuidados, tiverem problemas de saúde ou necessidades de apoio adicionais.

Segurança de autonomia para cada escola

Escocia proibição telemoveis
Crédito: Scottish Government

A Secretária da Educação, Jenny Gilruth, afirmou que os diretores das escolas conhecem os seus alunos e o seu pessoal e que, consequentemente, pode confiar neles “para tomarem as melhores decisões no interesse das suas comunidades escolares”.

Acrescentou ainda: “Com estas orientações, estamos a tornar claro que os diretores das escolas têm poderes para tomar medidas que podem ir até à proibição de toda a escola. Este governo apoia as escolas escocesas na tomada das medidas necessárias para combater os efeitos negativos associados à utilização de telemóveis, a fim de melhorar os resultados para todos os jovens escoceses.”

Embora algumas escolas já tenham as suas próprias políticas em relação aos telemóveis, esta é a primeira orientação oficial do Governo escocês.

Na verdade, existem cada vez mais provas que sugerem que a “exposição excessiva” ao uso do telemóvel pode levar os alunos a uma capacidade de concentração limitada, à infelicidade e ao isolamento.

As orientações referem-se a um estudo internacional recente, que revelou que cerca de um terço dos alunos das salas de aula escocesas admitiu ser distraído por telemóveis em quase todas ou em todas as aulas.

Embora as escolas tenham o poder de criar as suas próprias políticas sobre a utilização de telemóveis, algumas podem optar por não impor uma proibição total. Por exemplo, os alunos podem ser instruídos a desligar os telemóveis e a guardá-los num saco durante as aulas.

As orientações também dizem que os alunos podem ser instruídos para não filmarem os colegas ou os funcionários, exceto se tiverem o seu consentimento e uma autorização especial da direção da escola.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.