Época balnear já abriu: instala estas apps antes de ires à praia

Bruno Coelho
1 comentário

Este sábado, 6 de junho, abre oficialmente a época balnear. E com esta vem um conjunto de regras que os banhistas terão de seguir para evitar a propagação da pandemia de Covid-19.

A época balnear não se inicia ao mesmo em todas as praias. Mas há duas apps que tens de conhecer, e deves equacionar instalar, antes de te deslocares até ao areal da tua praia preferida num dia de sol.

Info Praia

Esta é uma app desenvolvida pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, como ferramenta de disponibilização rápida de informação atualizada sobre as praias e qualidade das águas balneares costeiras.

A Info Praia é aconselhada pelo primeiro-ministro António Costa para instalar, e esta dispõe de um código de cores, que mostra ao utilizador se a praia se encontra livre ou cheia.

A app ainda carece de algumas melhorias. Na minha zona (oeste), apenas as praias da Nazaré Sul e Norte se encontram com dados disponíveis. Espera-se por isso que mais venham a ser adicionadas em breve.

Info Praia

Vais poder instalá-la no teu dispositivo Android através da Google Play Store, ou teu iPhone ou iPad, através da App Store da Apple.

Posso ir?

Esta é uma app desenvolvida entre a Tech4Covid19 e a Deco Proteste. Os dados sobre a ocupação das praias são também fornecidos pela APA, pelo que não esperes informação adicional neste sentido. Nesta mesma app, terás também informação sobre a qualidade da água, a vigilância ou existência, ou não, de bandeira azul.

Posso Ir?

Tal como a Info Praia, a Posso Ir? encontra-se disponível para utilizadores Android na Google Play Store ou para o teu iPhone ou iPad através da App Store da Apple.

Estas são apps que funcionarão com os dados fornecidos pelos próprios utilizadores (como a sua localização). À entrada de algumas praias deves esperar encontrar informações adicionais, mas o mais importante será o bom senso de todos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.