A Epic Games, dona do jogo mais popular do mundo, Fortnite, processou de forma oficial a Google e a Apple por terem tirado o jogo Fortnite das suas lojas de aplicações.
Esta não deve ter sido uma decisão fácil, contudo, foi uma decisão quase obrigatória pela Google e Apple de forma a manter os termos e condições das suas lojas de aplicações.
Fortnite picou a Google e a Apple
Tudo começou com a mais recente atualização do jogo. A Epic Games deu a possibilidade aos seus jogadores de fazer compras dentro do jogo através da Google Play Store / Apple App Store e através do seu serviço.
Se os jogadores comprassem pelo serviço da Epic Games, o valor era inferior. Isto porque a Apple e a Google cobram cerca de 30% de cada transação.
Ou seja, se compras um serviço dentro de uma aplicação que sacaste das lojas de aplicações dos smartphones e custa-te 1€, o desenvolvedor só ganha 70 cêntimos. Os outros 30 cêntimos são para a Google ou Apple.
Fortnite banido da Google Play Store e Apple App Store
Depois da atualização a aplicação foi rapidamente removida pela Google e Apple por ir contra os princípios da loja de aplicações. Contudo, a Epic Games acredita que este monopólio deve ser desfeito e processou a Google e Apple por não deixar nascer concorrência.
O seu argumento é que é "anti-competitivo" para outros desenvolvedores querem crescer dentro do sistema para smartphones com esta medida.
Ainda que se compreenda a decisão da Epic Games e a sua ideologia, também não nos podemos esquecer que para existir uma Apple App Store ou Google Play Store, é preciso que existam infraestruturas para que tal aconteça. Tudo isto é feito pela Apple pela Google.
Em suma, a tenda foi montada e preparámo-nos para assistir uma novela com um final incerto. Veremos quem sai a melhor. Para já o Fortnite continua indisponível no iOS e Android (menos na Galaxy Store da Samsung). Já agora, dá uma vista de olhos no vídeo que a Epic Games fez para "atacar" a Apple!
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi 10 Ultra: ainda há esperança que chegue à Europa depois desta informação
- Xiaomi lançou um carregador super rápido para o carro. E vais adorar do preço
- Tesla está a preparar um novo carro elétrico. Estas são as provas que precisávamos!