A Samsung é uma das principais empresas tecnológicas a atuar em Portugal, onde é líder incontestada no mercado mobile. Entrevistámos Nuno Parreira, general manager da marca no nosso país, para 'medir o pulso' ao passado, presente e futuro da marca.
Do mercado mobile às mais variadas áreas da eletrónica de consumo onde a Samsung se destaca, à aposta na Inteligência Artificial, ao sucesso da linha S e às perspetivas de lançamentos para o que resta de 2024 (com o Galaxy Ring incluído), nesta entrevista temos estes e outros temas em destaque.
Olhando para o mercado de smartphones, como descreve a posição da Samsung no mercado português?
Nos últimos 10 anos, a área de mobile da Samsung teve um crescimento bastante exponencial, num claro sinal de que o mercado nacional confia na tecnologia, na qualidade e na segurança dos equipamentos da marca. 2023, em particular, foi um ano desafiante. O mercado retraiu-se cerca de 10%, muito graças uma quebra significativa das vendas nos equipamentos abaixo dos 600 €.
Mas, por oposição, o mercado premium, isto é, acima dos 600 €, continuou a crescer a dois dígitos. O lançamento, no início do ano, do novo Galaxy S24, revela isso mesmo: está a ser um verdadeiro sucesso de vendas e apresenta crescimentos acumulados a 2 dígitos.
A introdução de serviços de Inteligência Artificial no novo Galaxy S24 redefiniu uma nova experiência de interação para os consumidores e oferece um mundo de novas experiências móveis e isso tem-se revelado um importante fator de compra, associado a esta gama de equipamentos.
O alargamento desta tecnologia, através da nova atualização One UI 6.1, permite agora que as funcionalidades Galaxy AI estejam disponíveis em mais dispositivos, nomeadamente nas S23 e S22 Series, Z Fold5 e 4, Z Flip5 e 4, Tab S9 e S8, Tab S9+ e Tab S9 Ultra, numa ótica de democratização da tecnologia e sustentabilidade, ao prolongar a atualidade dos equipamentos durante sete anos.
Para conseguirmos ter uma maior noção, 8,8 milhões de pessoas na Europa já atualizaram os seus dispositivos para o One UI 6.1, com expectativas de alcançar mais de 100 milhões de utilizadores a nível global até o final de 2024. Estamos na vanguarda da inovação e acredito que o caminho que estamos a trilhar está ainda no seu início, impulsionado pela Inteligência Artificial e por aquilo que ela pode aportar aos consumidores em termos de eficiência e produtividade.
Na eletrónica de consumo, quais são as áreas onde a Samsung mais está a dar cartas na atualidade?
O nosso crescimento dá-se sobretudo pela via dos smartphones de gama alta. O último lançamento – o novo Galaxy S24 – mas também o lançamento dos últimos Galaxy Z Fold e Z Flip foram, aliás, um caso de sucesso. Temos registado também um crescimento interessante na nossa quota de mercado na categoria de tablets, assim como em ecrãs e home appliances.
É, precisamente nestas áreas que estamos focados para cada vez oferecer uma marca multi-soluções, capaz de elevar toda a experiência do utilizador. As pessoas estão cada vez mais cientes da necessidade de tecnologia e de produtos tecnologicamente mais avançados para responderem tanto às necessidades pessoais, como aos desafios profissionais.
É verdade que a área de mobilidade, acompanhada pela de televisão, são as que têm maior visibilidade no mercado nacional. Mas procuramos sempre dar maior protagonismo a outras áreas, como as soluções de climatização, por exemplo, porque uma das mais-valias da marca está no seu próprio ecossistema e por conseguirmos, através dele, criar real valor para casas e
vidas conectadas, dando aos nossos consumidores formas mais simples, funcionais e sustentáveis de se relacionarem com a tecnologia, garantindo que a AI tenha um papel útil e relevante para o utilizador.
A estratégia de IA da Samsung aplica-se a todas as áreas de eletrónica de consumo? De que forma liga todo o ecossistema?
A nossa estratégia materializa-se no conceito “One Samsung”. Isto é, olhamos para a nossa tecnologia de uma forma completamente integrada e conectada. Esta nossa visão explica porque é que todas as linhas de produto têm um papel muito importante na estratégia da Samsung, incluindo na estratégia local.
O desenvolvimento de um ecossistema robusto, aberto e sustentável foi o nosso objetivo quando desenvolvemos a “Smart Things”, uma aplicação criada para permitir conectar e gerir todos os dispositivos inteligentes Samsung (e não só), numa plataforma única, através de uma experiência simples, intuitiva e que permite poupar tempo.
Com a “Smart Things”, é possível fazer uma gestão mais eficaz de recursos (água ou energia), reforçar a nossa produtividade e segurança: monitorizar o consumo de energia em tempo real, enviar alertas em caso de avaria dos equipamentos, ligar o sistema de climatização, verificar quem tocou à campainha, programar o início de ciclos de utilização de máquinas de lavar, recomendar receitas de refeições personalizadas, monitorização da qualidade do ar na casa sugerindo programas de climatização ajustados, etc.
O nosso propósito está no consumidor e na melhoria real da sua vida, pelo que continuaremos a investir para manter e destacar a nossa posição de liderança de mercado nos diversos segmentos de produto.
Quais foram os três smartphones de maior sucesso da Samsung em 2023?
Em 2023, o destaque vai claramente para o nosso Galaxy S23 Ultra, considerado um dos smartphones do ano. Mas também o Galaxy Z Flip5 e o Fold5 se destacaram. A categoria dos smartphones dobráveis, onde fomos pioneiros, deixou de ser um produto de nicho. Está hoje bastante mais massificado, porque conseguimos democratizar esta tecnologia ao longo de cinco gerações consecutivas. Tudo o que permita aumentar a produtividade das pessoas, através de tecnologia de ponta, tem-se relevado uma aposta ganha da Samsung.
No ano passado, como foram as vendas do Galaxy S23 face aos modelos Fold5 e Flip5, também posicionados no segmento premium?
A nossa linha S continua a representar quase a totalidade das nossas vendas mobile, em Portugal. São produtos que incorporaram tecnologia muito inovadora e que as pessoas efetivamente procuram para facilitar a gestão da sua vida e das suas tarefas diárias. Os
dobráveis, em particular, têm tido um crescimento muito expressivo, mas queremos sempre mais e continuaremos a dar passos firmes para reforçar a nossa liderança no mercado português.
Estes equipamentos, além de permitirem uma experiência de usabilidade melhorada face aos modelos tradicionais, adicionam um layer de produtividade, no caso dos Z Fold, que se traduz em particularidades como a possibilidade de utilizar dois ecrãs, com conteúdos diferentes, em cada um deles. No caso do modelo Flip, as suas características são ideais para a utilização em redes sociais e o seu ecrã exterior útil para a utilização em fotos, em “selfie mode”.
Quais são os grandes lançamentos previstos para 2024, além dos smartphones?
Lançámos em janeiro o novo Galaxy S24 e vamos, certamente, ter novidades na segunda metade do ano. Reforçámos também muito recentemente a nossa área de eletrodomésticos com a introdução de uma nova gama de equipamentos inteligentes que recorrem à tecnologia de Inteligência Artificial para melhorar o do seu desempenho, a eficiência energética e a criação de uma
experiência de utilizador cada vez mais cómoda.
Seja a partir de ecrãs integrados em frigoríficos, que além de permitirem o acesso ao seu interior, através de câmaras, de controlarem a validade dos alimentos ou sugerirem uma lista de receitas a realizar com os produtos existentes, transformam estes eletrodomésticos em autênticos centros de controlo de qualquer casa, ou de máquinas de lavar roupa cada vez mais eficientes a cada ciclo de lavagem, mesmo que a frio, a Samsung oferece atualmente um ecossistema completamente integrado e acessível através de um simples clique na aplicação SmartThings.
No caso das TVs, o destaque vai para os novos modelos Neo QLED 8K e 4K e para as novas OLED anti-reflexo. A linha deste ano promete elevar, ainda mais, a experiência de entretenimento do utilizador a partir de uma ampla gama de poderosas e inovadoras funcionalidades baseadas IA.
O Galaxy Ring vai chegar a Portugal com o evento Unpacked de verão? E como esperam que este dispositivo seja recebido no mercado português, quais as expectativas de vendas em Portugal?
O Galaxy Ring é de facto um dos produtos mais aguardados de 2024 e que certamente vai agitar o mercado de wearables. Foi dado a conhecer, pela primeira vez ao vivo, durante o Mobile World Congress. Prevemos, no início, uma distribuição global mais limitada para
apenas algumas geografias.