Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Entrevista a Bernardo Cunha, Samsung: "Mais de 45 mil portugueses usam diariamente um Z Fold ou Z Flip"

Estivemos à conversa com Bernardo Cunha, da Samsung Portugal, que nos falou do novo Z Fold7 mais leve que um S25 Ultra, da aposta no Z Flip7, do design dos novos Watch8 e das vendas em Portugal.

Bernardo
Bernardo Cunha, Head of Strategy & Product Marketing da área de Mobile da Samsung Portugal

A Samsung apresentou neste mês de julho ao mundo a sua nova geração de smartphones dobráveis, os Galaxy Z Fold7 e Z Flip7, e a nova linha de smartwatches Galaxy Watch8. Para perceber melhor a estratégia da marca para estes novos e importantes lançamentos, o 4gnews esteve à conversa com Bernardo Cunha, o Head of Strategy & Product Marketing da área de Mobile da Samsung Portugal.

O executivo da marca sul-coreana partilhou uma visão aprofundada sobre a engenharia por detrás do novo design do Fold7, a ambição de conquistar os utilizadores "Ultra", e ainda revelou alguns números interessantes sobre o mercado português.

O Fold7 é o dobrável com a espessura e o peso que se esperava há muito ver num Fold da Samsung. Como foi possível chegar a esta espessura que impressiona qualquer um?

O Galaxy Z Fold7 representa o culminar de anos de inovação e engenharia de precisão. Esta nova geração foi concebida com uma abordagem centrada na usabilidade e resistência: redesenhámos a dobradiça com o novo sistema Armor FlexHinge, reforçámos os materiais exteriores com Armor Aluminum e Gorilla Glass Ceramic 2 e melhorámos o ecrã com Ultra Thin Glass 50% mais resistente.

Tudo isto permitiu reduzir significativamente a espessura e o peso, sem comprometer a durabilidade desde modelo, tornando este o Fold mais elegante e durável de sempre.

Acreditam que este pode ser o dobrável que vai convencer os utilizadores de um Ultra a escolher um Fold como seu próximo smartphone, sem compromissos na usabilidade e com a benesse de terem um tablet quando aberto?

Claramente, sim. O Galaxy Z Fold7 foi desenhado para proporcionar uma experiência de smartphone Ultra com benefícios acrescidos: ecrã expansivo e imersivo, a possibilidade de realização de multitarefas de forma avançada e integração total com a Galaxy AI.

Tudo isto, pela primeira vez, num dispositivo mais leve que o nosso flagship e mais fino que um tablet. Acreditamos que esta geração representa um verdadeiro ponto de viragem, ao conciliar portabilidade com produtividade, tornando-se numa alternativa irresistível para utilizadores exigentes que procuram a combinação dos nossos melhores produtos, sem compromissos.

A grande novidade do Flip é o aumento do ecrã exterior. Este upgrade prende-se com o uso frequente por parte dos utilizadores do mesmo?

Exatamente. O aumento da FlexWindow resulta diretamente da forma como os nossos utilizadores interagem com o dispositivo e o que o torna diferenciador dentro das ofertas na família Galaxy. Esta nova geração responde à procura por uma maior autonomia e mais funcionalidades sem necessidade de abrir o telefone.

A FlexWindow do Galaxy Z Flip7 está agora mais poderosa e personalizável, oferecendo acesso rápido a notificações, ferramentas de Inteligência Artificial como o Gemini Live, widgets dinâmicos e até filtros de fotografia em tempo real, tudo com o dispositivo fechado.

Apesar de a espessura impressionar, os números da bateria do novo Fold ficam um pouco aquém do que se esperaria para este formato. Apesar da menor bateria, podemos esperar uma autonomia dita ‘normal’ no equipamento?

Sim, a autonomia do Galaxy Z Fold7 mantém-se ao nível dos outros modelos de topo da indústria. Apesar da estrutura mais fina, incorporámos uma solução de arrefecimento com grafite térmica de alta densidade e um processador altamente eficiente, o Snapdragon 8 Elite para Galaxy, que otimiza o desempenho energético. Aliado à nova One UI 8 e à Galaxy AI, o Fold7 gere de forma mais inteligente os recursos, incluindo a utilização da bateria, garantindo uma experiência fluída durante todo o dia.

Porquê a aposta num design mais semelhante ao do Ultra nos modelos base do Galaxy Watch8 nesta geração?

A decisão foi estratégica e responde a duas prioridades: unificar a identidade visual da família Galaxy e reforçar o posicionamento premium de toda a linha. Acreditamos que a sofisticação estética deve estar acessível em toda a gama, respondendo aquele que tem sido o desejo dos nossos consumidores. Além disso, este design aproxima os modelos base da experiência Ultra, com melhorias funcionais e maior integração com o ecossistema Galaxy.

Pode revelar números concretos da adoção dos smartphones dobráveis da Samsung em Portugal?

Em 2024, a base instalada de smartphones dobráveis em Portugal aumentou 20% e mais de 45 mil portugueses usam diariamente modelos Z Fold ou Z Flip da Samsung, número de utilizadores ativo que corresponde a mais de 1,3% do total da base instalada de telemóveis da marca coreana, ~5-7% se olharmos para os últimos dois anos.

Quanto a outros modelos: qual é o smartphone mais vendido da Samsung no nosso país na primeira metade de 2025? Como está a ser a aceitação da série S25 em Portugal?

Na primeira metade de 2025, o Galaxy A16 liderou as vendas em volume no mercado português, refletindo a forte adesão à série A. Contudo, é importante destacar que a série Galaxy S25 está a registar uma aceitação muito positiva, onde a integração da Galaxy AI e o novo paradigma de interação com texto, voz e imagem estão a posicionar esta série como um verdadeiro motor de inovação, não só a nível global, mas também em Portugal.

Enquanto a nossa análise não é lançada, podes ler as primeiras impressões do Samsung Galaxy Z Fold7.

samsung
2169,90 €Samsung
samsung
1249,90 €Samsung
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. brunocoelho@4gnews.pt