Entrevista a António Paulo, Lenovo Portugal: "Queremos que a linha Yoga seja a referência no premium"

Estivemos à conversa com António Paulo, Gestor de Produto da Lenovo Portugal, que nos falou da liderança da marca, do sucesso da linha Yoga, da ambição da Legion e do futuro com IA.

antonio paulo
António Paulo, o Gestor de Produto para a área de Consumo da Lenovo em Portugal

A Lenovo organizou no passado dia 26 de junho, em Lisboa, um "Press Day" para apresentar a sua estratégia e as suas mais recentes novidades para o mercado nacional, e o 4gnews esteve lá. Tivemos a oportunidade de estar à conversa com António Paulo, o Gestor de Produto para a área de Consumo da Lenovo em Portugal.

António Paulo deu-nos uma visão aprofundada sobre os pilares que sustentam a liderança da marca no nosso país, o que torna a linha Yoga tão especial, a forte aposta no gaming com a Legion e a forma como a Inteligência Artificial está a moldar o futuro dos seus produtos.

A Lenovo tem mantido a liderança no mercado de portáteis em Portugal. Quais foram os pilares estratégicos que permitiram não só alcançar, mas também sustentar essa posição de liderança por 6 trimestres consecutivos num mercado tão competitivo?

Acredito firmemente que existem três fatores que foram decisivos para o sucesso da Lenovo no mercado português:

O primeiro, a marca. A Lenovo é a marca líder no mercado mundial de PCs. É uma marca dinâmica, forte, vibrante, com fábricas espalhadas pelo mundo e parcerias muito bem alicerçadas. É uma marca que está sempre na vanguarda da tecnologia e que nos equipa de ferramentas que nos permitem ter uma execução eficiente da nossa estratégia. A nível de visibilidade global, somos ainda Global Partners do campeonato do mundo de Fórmula 1, Sponsor da Ducati no Moto GP, patrocinadores da Euroliga de Basquetebol através da Motorola e fechámos recentemente o sponsorship do Mundial de Futebol Masculino de 2026 e do Feminino de 2027, como principal parceiro tecnológico da FIFA.

Em segundo, o próprio produto. Investimos muito em Investigação e Desenvolvimento para garantir produtos com alta qualidade de construção e design inovador, apresentando igualmente uma versatilidade de gama que nos permite chegar a qualquer tipo de requisito do consumidor final.

Por último, e talvez o ponto mais importante, a nossa equipa. Tenho a sorte de fazer parte de um grupo de profissionais altamente qualificados, com bastante experiência e profundo conhecimento do mercado português. Somos uma equipa pequena, mas muito exigente com o nosso trabalho e com muita vontade de fazer crescer ainda mais o nosso negócio. Fazemos parte de uma estrutura ibérica, da qual temos bastante suporte. Apesar de contentes pelos resultados, vemos os mesmos como uma consequência da nossa ambição em querer servir o mercado da melhor maneira. O nosso maior foco está na execução da estratégia. Sem a qualidade de execução, os outros dois pontos seriam insuficientes para alcançar os resultados obtidos.

Como é que a Lenovo adapta a sua estratégia de produto global para responder às necessidades e preferências específicas do consumidor português? Existem particularidades no nosso mercado que influenciam as vossas decisões?

Sim, existem particularidades no nosso mercado em comparação com outros. O publico português tem um perfil early adopter de tecnologia, interessado, cada vez mais informado e muito assertivo na escolha. Gosta de máquinas poderosas com capacidades até acima do que aquilo que realmente têm como objetivo aquando da compra.

Na gama premium, por exemplo, o comportamento do consumidor português prima mais pela procura de dispositivos móveis do que propriamente ecrãs maiores. Já em Espanha é precisamente o contrário. Dentro da panóplia de produtos que a Lenovo tem, escolhemos o nosso portfólio de acordo com estudos aprofundados de necessidades e tendências de mercado. Até a sazonalidade de certas categorias é tida em conta no momento de tomar decisões e difere entre regiões.

A linha Yoga é um caso de sucesso reconhecido. Na sua opinião, o que torna a linha Yoga tão apelativa para os consumidores portugueses? É o design, a versatilidade do formato 2-em-1, a performance ou uma combinação de fatores?

Claramente, uma combinação de fatores. Quem compra um Yoga sabe que está a adquirir a mais recente tecnologia do mercado, com os componentes mais recentes, últimos processadores, conectividade, portas, entre outros. Sabe que terá uma qualidade de ecrã excecional, garantindo grande fiabilidade de cor e elevado brilho, num equipamento com uma construção bastante resistente (submetido a testes de nível militar) mas que não desvaloriza o peso leve nem a autonomia.

São computadores com teclados confortáveis e trackpads generosos. Já para não falar que não só o alumínio dos chassis e os plásticos dos carregadores são reciclados, como também as embalagens são 100% isentas de plástico e os modelos 100% neutros em carbono, pensando numa ótica de sustentabilidade.

Depois, temos uma multiplicidade de escolha em Yoga que se destaca do resto do portfólio. Desde modelos tradicionais, modelos 2-em-1, modelos com dois ecrãs, All-in-Ones, modelos com gráfica para edição de vídeo e até o novo Yoga Slim 9 que além de ser uma peça de engenharia e design incrível tem também 98% de relação corpo-ecrã e uma câmara que apenas é visível quando está em uso. Em resumo, quem compra Yoga sabe que compra qualidade.

Com a forte concorrência no segmento premium, como é que a Lenovo planeia continuar a inovar na linha Yoga para manter a sua relevância e atratividade? Vamos ver o portátil rolável ou o modelo transparente a ser produtos efetivos e mais que conceitos?

Não podemos dizer tudo… apenas podemos dizer que a linha Yoga tem como hábito estar na linha da frente da inovação tecnológica. É muito importante continuar a garantir desempenho, design e qualidade de ecrã a preços competitivos. Veja-se o Yoga Book, o primeiro portátil com dois ecrãs, o Yoga Slim 9, o primeiro portátil com câmara oculta no ecrã e com a maior relação corpo-ecrã alguma vez feita...

A vantagem de ter várias linhas de negócio dentro da marca (como ThinkPad ou Motorola) é que acabamos por partilhar muita da tecnologia entre os nossos equipamentos. Dou como exemplo Yoga 9, o primeiro portátil de consumo com Pen integrada no chassis, cuja tecnologia partiu dos modelos ThinkPad.

Quanto ao modelo Rollable, o mesmo já faz parte do modelo Thinkpad Plus Gen 6 e será comercializado brevemente. Quanto ao transparente, para já é apenas conceito, bastante interessante por sinal. Quando aliado a utilizações de inteligência artificial, as oportunidades de utilização serão infinitas.

A Lenovo tem uma aposta clara em fazer crescer a linha Legion. Qual é a visão e a ambição da Lenovo para o segmento de gaming em Portugal? O objetivo é alcançar a mesma liderança que têm no mercado geral de portáteis?

Legion é uma aposta da Lenovo no imediato. Acabámos de lançar a nova gama, a geração 10, como uma oferta mais competitiva em termos de relação entre especificações e preço. Passámos a incorporar ecrãs OLED em toda a linha Legion e um standard de 32 GB de memória RAM que se estendem até aos 192 GB no Legion 9.

Incorporámos chips de inteligência artificial encarregues de otimizar e calibrar automaticamente os diversos componentes para garantir a melhor experiência gaming possível, para jogar sem reservas. Acredito firmemente que temos os melhores computadoresgaming do mercado, garantindo um equilíbrio perfeito entre especificações, software e arrefecimento.

Sobre este último ponto, realçaria o nosso novo sistema ColdFront Hyper que não só consegue uma melhoria significativa dos frames por segundo através do arrefecimento como também uma redução significativa no nível de ruído produzido pela máquina.

Respondendo diretamente à pergunta, sim, queremos liderar o segmento gaming com a combinação Legion (segmento alto) e LOQ (gaming mainstream).

Lançaram recentemente um portátil Legion de 18 polegadas com um preço de 5000 €. Que tipo de utilizador é o alvo para este produto? É um produto de "nicho" para afirmar a marca no topo da performance, ou acreditam que existe um mercado real e crescente em Portugal para equipamentos de gaming neste patamar de preço?

Apesar do mercado ser reduzido, não deixa de ser um mercado interessante, um mercado premium que casa muito bem connosco. Pensámos no melhor equipamento possível para um utilizador que vai desde o jogador exigente que quer a melhor experiência possível (como jogar sem falhas a 4K) até aos profissionais de criação de vídeo, desenvolvimento de jogos, utilizadores de software de engenharia e renderização 3D.

Tivemos uma excelente experiência na venda do antecessor deste modelo, em que vendemos todo o stock disponível sem grande esforço, durante o ano passado. Significa que a procura está lá e nós queremos ter o melhor equipamento de todos neste patamar.

A nova Legion Go S foi anunciada com Windows e também uma versão com SteamOS. O que motivou esta decisão? Acreditam que o futuro do gaming portátil passa por sistemas operativos mais dedicados como o SteamOS, para além do tradicional Windows?

Na Lenovo, estamos abertos a apostar em todas as tendências que possam indicar uma preferência do utilizador. As primeiras vendas da Legion Go S em Portugal indicam uma clara preferência pelo sistema Steam OS, por ser um sistema mais leve, mais rápido e por garantir uma jogabilidade excelente a preços mais reduzidos que as versões com Windows.

Por outro lado, a versão Windows permite uma maior biblioteca de títulos e uma maior versatilidade de utilização. Se pensarmos que este equipamento pode até ser utilizado como computador pessoal, uma vez que possui todas as ligações necessárias a monitores e periféricos, ganhamos ainda mais um modo de utilização. Estamos atentos às diversas opções existentes e o que queremos é entregar o melhor produto ao consumidor.

O mercado de tablets tem sido dominado por ecrãs maiores. A aposta num formato de 8 polegadas para o tablet Legion vai contra a corrente. Que oportunidade de mercado identificaram para este formato mais compacto, especificamente para o público gamer?

Quando lançamos um modelo deste género, temos de considerar o equilíbrio entre a utilização do produto e todo o hardware incluído para garantir a melhor experiência possível, não descurando fatores como o peso e a duração da bateria. Um ecrã maior significaria um esforço adicional no equilíbrio destes fatores, com impacto direto no preço.

Além disso, partilhamos o mesmo tamanho de ecrã da Legion Go, que consideramos equilibrado em termos de conforto de utilização e desempenho. Obviamente que não excluímos a hipótese de lançar mais modelos com especificações superiores, incluindo ecrãs maiores, caso verifiquemos o sucesso desta categoria.

A Inteligência Artificial é a grande tendência tecnológica. Como é que a Lenovo está a integrar a IA nos seus produtos, tanto na linha Yoga (para produtividade e criatividade) como na linha Legion (para otimização de performance em jogos)?

A inteligência artificial é o assunto do momento e a Lenovo não poderia deixar de inovar neste aspeto. Não só temos a maior gama Copilot+ disponível no mercado como somos líderes no mercado de consumo.

Na gama Yoga, além de todos os modelos apresentarem pelo menos 40 TOPS no processador, integramos ferramentas como o AI Now, um assistente de gestão e otimização dos componentes do PC, que os calibra consoante a nossa necessidade. Serve também como assistente pessoal dado que podemos pedir, por exemplo, um resumo da semana de trabalho. Incluímos igualmente o Creator Zone onde através de uma linha de texto conseguimos gerar uma imagem de forma automática e instantânea, remover o fundo de ecrã ou até gerar uma imagem realista através de um esboço desenhado por à mão. Para finalizar, o Learning Zone, que permite fazer resumos, traduções, transcrições de voz para texto e até organizar e resumir as nossas próprias notas.

Em Legion, somos a única marca do mercado que integra um núcleo dedicado de IA, suportado por horas de aprendizagem. Este núcleo permite a calibração e otimização dos componentes para uma jogabilidade mais fluída, através de um equilíbrio perfeito entre o poder do processador, da placa gráfica e do arrefecimento. Realçaria também a funcionalidade Game Coach, em que é analisada toda a nossa performance durante a utilização do rato, teclado e ecrã e nos são fornecidos dados em tempo real sobre o desempenho comparado com outros jogadores, traçando inclusivamente um plano de melhoria.

Por último, e para todos os criadores de conteúdos, destacaria o Game Clip Master. Basta gravar um jogo, carregá-lo nesta ferramenta e a mesma criará um ou mais clips com o resumo dos destaques do jogo, podendo até e de forma fácil, juntar efeitos ou música para ser partilhado nas redes sociais. É uma vantagem clara na gestão de tempo e um ótimo complemento à criatividade do utilizador.

A sustentabilidade é uma preocupação crescente para os consumidores. Que passos está a Lenovo a dar para tornar os seus produtos e embalagens mais sustentáveis, e como é que isso é comunicado ao consumidor?

É um tema ao qual dedicamos bastante atenção. Algumas das alterações que fizemos passam por tornar as embalagens dos portáteis Yoga 100% isentas de plástico. A construção dos modelos Yoga inclui entre 50% e 100% de alumínio reciclado no chassis. Já os carregadores, são constituídos por 90% de plástico reciclado.

Noutros produtos, trocámos o plástico da bolsa que envolve o portátil por fibra de bambu, por exemplo. Além disso, temos a certificação Carbon Neutral em toda a gama Yoga, o que significa que estes modelos não contribuem para o aumento da pegada de carbono. Esta informação está visível diretamente na embalagem de qualquer produto Yoga. A Lenovo tem como objetivo tornar-se uma empresa 100% Carbon Neutral até 2050.

Olhando para os próximos 2 a 3 anos, onde é que o António Paulo vê as maiores oportunidades de crescimento para a Lenovo em Portugal e que legado gostaria de construir com as linhas Yoga e Legion no nosso país?

Há cerca de dois anos disse numa entrevista, precisamente ao 4gnews, que temos a ambição de ser a primeira marca em que o consumidor pensa quando quer adquirir um equipamento de informática.

Mantemos essa ambição, precisamente nas duas submarcas referidas, Yoga e Legion. Ambas têm como estratégia a novidade tecnológica, a velocidade de implementação no mercado português e o equilíbrio entre especificações e preço. Outros pontos de melhoria incluem o ecossistema destas submarcas, como acessórios, periféricos, consolas de gaming e até serviços.

Queremos que a linha Yoga seja a referência no premium, a Legion no gaming e a IdeaPad no mainstream. Temos o produto, a tecnologia, a estratégia, a força de marca e sobretudo a ambição para continuar a crescer no mercado português.

Como nota final, gostaria de agradecer ao 4gnews não só a presença no nosso evento “Press Day” em Lisboa no passado dia 26 de junho bem como o interesse na nossa marca e o espaço dedicado à partilha deste conteúdo. Em nome da Lenovo Portugal, o nosso obrigado.

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Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. brunocoelho@4gnews.pt