Entra no jogo com o novo sistema de Realidade Virtual para a PS5

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Sony aproveitou os holofotes do CES 2022 para apresentar uma novidade há muito aguardada para a sua consola PS5.

A gigante japonesa apresentou por fim o seu o novo sistema de Realidade Virtual para a PS5, o PlayStation VR2, assim como o novo comando PlayStation VR2 Sense que vão permitir entrar e sentir o jogo como nunca antes foi possível.

Headset PlayStation VR2 com dois ecrãs para cada olho

A Sony está apostada em levar a sua consola PS5 para um outro nível, mais especificamente para a Realidade Virtual (RV) e, por isso, aproveitou a ocasião para apresentar o seu há já algum tempo falado novo sistema de RV que visa proporcionar uma experiência de próxima geração aos jogadores.

Tudo porque com o novo headset PlaySation VR2 (PSVR2) e o novo comando PlayStation VR2 Sense, os jogadores terão acesso a novos recursos sensoriais e um rastreamento otimizado que lhe irá proporcionar uma experiência totalmente imersiva no jogo.

Comecemos pelo headset PSVR2 que está equipado com dois ecrãs OLED (um para cada olho), cada um com uma resolução de 2000 x 2040 pixéis, o que se traduz num aumento da qualidade em quatro vezes relativamente à saída 1080p.

Como se isso não fosse suficiente, o PSVR2 vai proporcionar um campo de visão de 110 graus, assim como suporta taxas de atualização de 90 Hz e 120 Hz. Por sua vez, os auscultadores vão contar com a tecnologia de áudio 3D da Sony para um som realmente imersivo.

Com o novo PSVR2 até é possível sentir a pulsação do personagem

A Sony já tinha referido a presença de sensores no seu novo sistema de RV e aqui estão eles: um sensor de movimento com seis eixos (giroscópio de três eixos e acelerómetro também de três eixos) e um sensor de proximidade infravermelho.
Mas há mais: o PSVR2 rastreia o utilizador através de câmaras integradas nos auscultadores e, por isso, todos os movimentos que o utilizador faz e todas as direções para onde olha, são refletidos no jogo, sem necessidade de uma câmara externa.

Com este sistema, o jogador vai também experienciar novas sensações dentro do jogo. Tudo graças a um novo motor integrado que permite que o utilizador sinta, por exemplo, a pulsação acelerada de um personagem ou o movimento de objetos que passam perto da cabeça do personagem.

Acrescente-se ainda o rastreamento ocular que deteta o movimento dos olhos do utilizador e permite que este interaja mais com o jogo. Por exemplo, o jogador ao olhar para uma direção específica pode criar uma entrada adicional para o personagem.

Comando PSRV2 Sense e jogo Horizon Call of the Mountain

O feedback tátil e gatilhos adaptativos do novo PSRV2 Sense permite também que os jogadores sintam mais profundamente todas as suas ações no jogo. Mas o melhor de tudo é que a Sony promete que a configuração do novo sistema será bastante simples, necessitando apenas de ligar um único cabo à consola.

Infelizmente, a gigante japonesa não avançou informações sobre o preço ou lançamento sobre o novo sistema virtual, mas deixou o recado que tudo o que disse é "apenas uma amostra do que está para vir".

Para aumentar um pouco mais as expetativas sobre o novo PSRV2, a Sony anunciou também que o jogo Horizon Call of the Mountain está a ser desenvolvido especificamente para este novo sistema e até mostrou aos fãs um trailer do que aí vem.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme: estes resultados provam o sucesso no mercado de smartphones em 2021
  • Xiaomi Redmi Note 11S: smartphone barato deve chegar já em fevereiro
  • Realme GT 2 Pro é oficial e não desilude nas especificações, nem assusta com o preço acessível
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt