Usas um telemóvel Android? Se a resposta é sim, então isso quer dizer que poderás usar com frequência a app de Mensagens da Google. Afinal de contas, trata-se de uma aplicação completa e simples de usar.
A mais recente novidade é que pode estar a caminho do público uma ferramenta de edição de mensagens. De acordo com a Phone Arena, os utilizadores beta já podem fazer esta experimentação.
O recurso permite a edição até 15 minutos depois do primeiro envio
No entanto, atenção: as mensagens só podem ser editadas até 15 minutos depois do envio. Ainda assim, trata-se de uma ferramenta que te pode ser muito útil, principalmente em casos onde te enganas.
Vistas bem as coisas, pode acontecer enviares para a pessoa A uma mensagem que era para a pessoa B. De momento, o recurso está em teste, contudo seria uma mais valia para muitos users.
Como referido anteriormente, o recurso só pode ser usado por quem tem a versão beta. Partindo da mesma fonte, a funcionalidade apenas pode ser usada se for trocada entre dois users beta. Se um deles não for, já não é possível.
Posto isto, surge uma pergunta: como é que se consegue ver se somos um utilizador beta da app de Mensagens? Aparentemente, basta cumprir um pequeno conjunto de passos: Configurações > Aplicações > Mensagens.
A ferramenta só está disponível para alguns users e é possível descobrir se és um deles
Depois disto, deverás fazer scroll até ao fundo do ecrã. Aí, terás informação sobre a versão da app que estás a utilizar. Segundo a Phone Arena, deverás ver algo assim: “messages.android_20240506_04-RC00.phone.openbeta_dynamiccom.google.android.apps.messaging”.
Quem não deixou passar esta funcionalidade foi o famoso utilizador do X, chamado @AssembleDebug. Numa publicação feita pelo próprio, este demonstra a aparência desta nova ferramenta. Podes ver o post em baixo.
Recorde-se que não é a primeira vez em que se fala desta possibilidade de editar mensagens da Google. Na altura, chegou-se a falar num tempo útil de edição de 30 minutos. Ao que parece, o tempo foi alterado para 15 minutos.
Mesmo sendo encurtado para metade o período para edição, é expectável que a chegada deste recurso fosse vista com “bons olhos”. Resta esperar para ver se (e quando) a ferramenta chega ao público geral.