Esta é uma review com um misto de emoções. Por um lado gostei imenso do smartphone, por outro, já não o consigo recomendar de uma forma séria. É preciso teres em atenção uma coisa importante também, na altura da review em vídeo não tinha a informação que este smartphone não iria receber mais atualizações, assim sendo, a minha opinião muda um pouco.
A review em vídeo do Energy Phone Pro 4G foi publicada no Youtube em formato privado no dia 20 de fevereiro. Com a MWC à porta decidimos acalmar com os vídeos e lança-los todos depois da feira.
Se tens seguido o nosso Youtube (podes subscrever aqui) tens visto que todos os dias tem caído vídeo atrás de vídeo.
Sabe mais sobre o smartphone e outros produtos Energy Sistem aqui
Mas foi na MWC, e no booth da Energy Sistem, que discuti esta situação com o seu staff. A empresa espanhola está a fazer um trabalho fenomenal e o seu novo terminal Energy Phone Pro 3 é muito interessante, mas quando o nosso olhar recai sobre o Energy Phone Pro 4G, não consigo deixar de sentir uma pequena frustração.
De referir que a Energy explicou-nos que o smartphone não receberá a atualização porque a Qualcomm não a forneceu para o processador em questão, desta forma, embora devastado, consigo entender.
Mas vamos falar do smartphone em si e esquecer por momentos que existe o problema acima mencionado.
Design e qualidade de construção
O Energy Phone Pro 4G é um dos smartphones de gama-média mais bonitos que já tive a oportunidade de testar. O equipamento é construído maioritariamente em acrílico e a sua lateral de metal dá-lhe um toque bem interessante e acabamentos com qualidade.
A minha unidade contava com o slot de SIM bastante para dentro, algo que pude verificar ser apenas uma unidade e defeito de fabrico e não uma "característica".
O smartphone é leve e o LED de notificações ao redor do botão Home, dá-lhe um toque único, fazendo dele, como referi, um dos smartphones mais bonitos que testei.
As margens frontais não são das mais finas que já vi, porém, com o ecrã de 5" polegadas é perfeitamente possível a sua utilização com uma mão.
Performance e User Interface
Sou daqueles que uma das minhas preocupações ao ligar um novo smartphone é instalar um novo launcher. Sendo o Pixel Launcher ou Nova launcher os meus preferidos, não consigo criticar este User Interface (UI) embutido no Energy Phone Pro 4G. Embora idêntico ao Lollipop, o UI é limpo, fluído e de qualidade.
Na sua performance também não terás problemas. O smartphone conta com especificações que farão dele suficientemente rápido para a maior parte dos utilizadores. Senti alguns lags, acredito que mais por culpa do OS do que propriamente das especificações. O multi-tasking também não é um dos mais rápidos
As suas especificações num vislumbre:
- Ecrã de 5″ polegadas AMOLED
- Resolução HD 1280 x 720p
- Processador Qualcomm Snapdragon 616
- 2GB de memória RAM
- 16GB de armazenamento interno
- Bateria de 2600 mAh
- Android 5.1.1 Lollipop
- Câmara principal de 13MP
- Câmara frontal de 5MP
Ecrã
Neste departamento o Energy Phone Pro 4G brilha. O ecrã é de 5" polegadas AMOLED e neste sector, caros amigos, é brilhante. As cores são saturadas, ricas e vibrantes. O touch é correcto e só tenho pontos positivos a apontar ao terminal neste sector.
Câmaras: Fotografia e Vídeo
As câmaras do Energy Phone Pro 4G são boas o suficiente para não te deixar mal de dia. É de realçar que o UI da câmara fotográfica é da Qualcomm, ou seja, de qualidade. Interagir com o departamento fotográfico, embora um pouco lento, é agradável.
As fotografias noturnas podiam ser melhores, porém, estamos a falar de um terminal de gama-média. Se queres uma excelente câmara num dispositivo móvel terás mesmo de saltar para um smartphone topo de gama. Mas honestamente sinto que não ficarás desapontado.
Autonomia
Aqui é que a coisa podia ser melhor. Embora, para o seu tamanho, o smartphone tenha uma boa capacidade de bateria com 2600 mAh, o facto de ter o Lollipop estraga aquilo que podia ser bom.
A sua autonomia chega para um dia de utilização e não esperes mais do que isso. O terminal em stand-by gasta também mais do que devia e é uma pena.
Extras
Gostava de escrever neste segmento muita coisa, mas infelizmente esse não será o caso. O Energy Phone Pro 4G não conta com um leitor de impressões digitais, não oferece resistência à água nem nos dá carregamento wireless ou carregamento rápido. Todavia é importante apontar que a qualidade de chamadas é boa e, na minha opinião, é também um ponto relevante nos smartphones.
Conclusão
Eu gostava de conseguir recomendar este smartphone, a sério que gostava, mas depois da Mobile World Congress onde soubemos que não teríamos atualização para o smartphone tornou-se impossível para mim dar uma boa palavra de apreço.
Vê outras reviews: