A distribuidora espanhola de energia Endesa revelou ter sido vítima de um ciberataque aos seus sistemas informáticos. Ela está já a contactar os seus clientes, informando-os de que o sucedido colocou em causa os seus dados.
De acordo com o seu comunicado (via BleepingComputer), foram expostos informações relativas aos contratos celebrados com a empresa. Entre eles incluem-se dados pessoais, mas nenhuma password terá sido comprometida.
Endesa confirma que o ataque afetou cerca de 20 milhões de clientes
A Endesa adotou uma posição de transparência e reconheceu publicamente este incidente. Com efeito, ela revela que o ataque aos seus sistemas afetou os dados de cerca de 22 milhões de clientes.
No comunicado, ela confirma ter detetado um acesso não autorizado e ilegítimo à sua plataforma comercial. Como consequência, foi desencadeada uma investigação e um reforço das suas medidas de proteção.
A investigação em curso detetou que as seguintes informações constantes dos contratos caíram nas mãos dos hackers:
- Detalhes básicos de identificação
- Informações contratuais
- Detalhes contratuais
- Informações de pagamento, como IBAN
Para responder a esta situação, a Endesa já bloqueou o acesso às contas comprometidas. Além disso, divulgou registos de log para análise, assim como informou todos os clientes acerca deste contratempo.
A empresa espanhola acrescenta que, até ao momento, não tem evidências de uso fraudulento dos dados comprometidos neste ciberataque. Contudo, aconselha os clientes a manterem-se vigilantes para possíveis esquemas de phishing ou roubo de dados que possam chegar nos próximos tempos.
Clientes portugueses parecem ter escapado
Para todos os clientes portugueses da Endesa, chega uma mensagem tranquilizadora. A empresa afirma que a sua operação em Portugal não foi afetada por esta falha de segurança, o que significa que os seus dados não foram comprometidos.
Ainda assim, importa informar que, na semana passada, um hacker reivindicou o roubo de cerca de 1 TB de dados referentes a clientes da Endesa. Alegadamente, esse ficheiro SQL contém dados de cerca de 20 milhões de clientes.
Promoção do dia
O seu período de avaliação Premium terminou
