Encontraram uma música do Mozart passados 250 anos; ouve-a aqui

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Investigadores encontraram uma grande surpresa ao pesquisar nas profundezas dos ficheiros do Mozart nas Bibliotecas Municipais de Leipzig, na Alemanha: uma peça musical desconhecida até então (!).

Há ainda outras informações surpreendentes sobre a peça, como o facto de ter sido a irmã de Mozart a responsável por preservar a obra e o comprovativo de que a música foi feita durante a juventude do compositor, quando tinha provavelmente entre 10 e 13 anos.

"Uma muito pequena música noturna"

A peça foi intitulada Serenade in C ("Serenata em Dó", em tradução livre), mas também foi chamada de “Ganz kleine Nachtmusik” ("Uma muito pequena música noturna"). No dia 21 de setembro, centenas de ouvintes interessados e a imprensa internacional assistiu a uma das suas primeiras apresentações em 250 anos nos degraus da Ópera de Leipzig. (Vídeo acima)

Os responsáveis por dar vida à obra descoberta de Wolfgang Amadeus Mozart foram Vincent Geer, David Geer e Elisabeth Zimmermann, que ocupam posições de destaque na orquestra sinfónica juvenil da Escola de Música de Leipzig Johann Sebastian Bach.

A peça consiste em 7 movimentos em miniatura para um trio de cordas (2 violinos e 1 baixo), segundo o Smithsonian, maior complexo de museus, centros de educação e pesquisa do mundo.

Música Mozart
Serenata em Dó, de Mozart (Imagem: Bibliotecas Municipais de Leipzig)

A instituição ainda destacou que a atribuição a "Wo[l]fgang Mozart", encontrada na peça, indica que ela é da juventude do compositor, uma vez que ele começou a adicionar regularmente "Amadeo" ao seu nome por volta de 1769, quando tinha 13 anos.

Investigadores ainda indicam que a música combina estilisticamente com outras obras da década de 1760, especificamente um período durante o qual Mozart tinha entre 10 e 13 anos.

Ulrich Leisinger, chefe do International Mozarteum Foundation, revelou também que a fonte da peça musical era irmã de Mozart.

"Parece que — graças a uma série de circunstâncias favoráveis — um trio de cordas completo sobreviveu em Leipzig. A fonte era evidentemente a irmã de Mozart, então é tentador pensar que ela preservou a obra como uma lembrança de seu irmão. Talvez ele tenha escrito o trio especialmente para ela", contou Leisinger.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.