EMUI 9.0 estreia-se nos Huawei Mate 20 com novos recursos de IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Chama-se Emotion User Interface ou simplesmente EMUI. Este é o nome dado pela fabricante chinesa à sua interface de utilizador ou skin para o sistema Android. Por conseguinte, a nova versão - EMUI 9.0 - baseia-se no novo Android Pie 9.0 da Google. Mais ainda, esta EMUI estreou-se com os novos Huawei Mate 20.

Apresentados no passado dia 16 de outubro em Londres, os novos Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro são os novos topos de gama da marca. Agora com um novo processador, o primeiro chipset a 7nm em qualquer smartphone Android e com melhorias no quesito da IA.

Vê ainda: Xiaomi Mi MIX 3 confirma os detalhes do seu “slider” em vídeo

Por conseguinte, a aposta na inteligência artificial continua a ser uma das maiores apostas desta fabricante chinesa. Mais ainda, está é a marca que já passou a Apple mas que ainda continua atrás da Samsung. Todavia, a sua nova geração de smartphones da marca e prometem dar que falar.

Nesse sentido, uma das novidades que em breve chegarão aos utilizadores da marca será esta EMUI 9.0. A nova versão da interface, baseada já no Android Pie e com vários novos trunfos bem como uma integração profunda com a IA.

EMUI 9.0 baseia-se no mais recente Android Pie 9.0

Em primeiro lugar importa frisar que esta EMUI 9.0 chegará aos Huawei P20, P20 Pro, Mate 20 bem como o Mate 10 Pro. Chegará também nos novos smartphones Huawei Mate 20, 20 Pro, Porsche Design bem como o Mate 20 X numa primeira fase. Note-se que esta mesma atualização também deverá trazer o novo Android Pie a vários outros terminais da marca. Todavia, para já não temos previsão de chegada aos demais. Nesse ínterim, podemos já ver algumas das novas funcionalidades da nova versão da interface.

Em segundo lugar, a própria fabricante chinesa deu a conhecer várias das melhorias desta versão da interface. Algo que pode ser consultado aqui na íntegra e que incide sobretudo na inteligência artificial, a IA bem como na plataforma HiVision da marca.

Estreia-se nos Huawei Mate 20 e chegará aos demais Huawei

Olhando mais atentamente para a plataforma HiVision, esta funcionalidade dar-te-á um cálculo aproximado das calorias. Para tal bastará apontar a câmara para determinado objecto.

Em terceiro lugar, bastará apontar a câmara dos smartphones Huawei com a EMUI 9.0 para algum texto num idioma estrangeiro para que tenhas sugestões de tradução. Isto é, pelo menos em teoria teremos uma tradução instantânea de trechos de texto.

Uma grande ênfase na inteligência artificial

Com o Android Pie e a EMUI 9.0 teremos também a função HiTouch. Acessível também através da câmara fotográfica do Huawei Mate 20 (entre outros), dar-te-á opções de compra para os itens apresentados.

A fabricante chinesa refere ainda que com a EMUI 9.0 as apps vão abrir (iniciar) de forma ainda mais expedita. Mais concretamente, 102 milisegundos mais rápido do que em versões anteriores do sistema operativo / interface.

Em segundo lugar temos também a nova tecnologia GPU Turbo 2.0 que te dará uma aceleração do hardware. Na prática o teu Huawei terá uma latência 36% menor - menos atraso no registo do toque.

Em suma, trata-se de uma tecnologia perfeita para que possas tirar o máximo de rendimento do teu Huawei quando quiseres jogar. Nesse sentido, a marca promete que o dispositivo estará 3.6 graus Celsius mais fresco do que em gerações anteriores do software.

As novidades incluem também algumas funções dedicadas ao fitness bem como ao bem estar digital. Tudo isto com a nova EMUI 9.0 que está a caminho dos mais recentes dispositivos móveis da Huawei.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Mate 20 X quer competir com a Xiaomi, Nintendo e Samsung

Huawei Mate 20X poderá adotar característica do Samsung Galaxy Note 9

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.