EMUI 8 - versão beta com Android Oreo já está a chegar aos Huawei P10

Rui Bacelar
EMUI 8 Android Oreo Huawei P10
Começou oficialmente a primeira fase de testes (Beta) com a nova EMUI

Com o anúncio do Huawei Mate 10 no passado dia 16 de outubro seria de esperar que o Android Oreo 8.0 chegasse imediatamente a mais dispositivos como os topos de gama Huawei P10 e Huawei P10 Plus uma vez que o novo phablet já utiliza a nova EMUI 8, baseada na mais recente versão do sistema operativo da Google, apresentada no passado mês de agosto.

Vê ainda: OPPO R11s – o smartphone capaz de envergonhar o OnePlus 5T

Contudo, estes topos de gama ainda estão à espera da chegada da versão estável com todas as novidades e de preferência sem bugs ou erros e, para que tal suceda, a marca terá ainda que testar e optimizar todo o software de sistema (firmware) que compõe a nova EMUI 8.

EMUI 8 é baseada no Android Oreo e começa a chegar aos Huawei P10 e Huawei P10 Plus

Ora, se por um lado isto significa que os utilizadores dos smartphones Huawei P10 e Huawei P10 Plus ainda terão de esperar algumas semanas ou meses até que possam usufruir da mais recente versão deste sistema operativo.

Certo é que a marca já iniciou a fase de testes em que a versão Beta da sua nova interface, a EMUI 8 já foi distribuída a utilizadores selecionados e que se tinham previamente registado neste programa.

EMUI 8 Android Oreo Huawei P10 4gnews
A primeira beta fechada começou hoje a chegar aos utilizadores

Com efeito, começou hoje, na China, a distribuição primeira beta fechada para os utilizadores que previamente se tinham registado para entrar neste programa de testes. Tal como avança o blog gizchina, o período de inscrição para ser um beta tester decorreu entre os dias 14 a 16 de novembro e as primeiras compilações de firmware começaram já hoje.

Começou a distribuição da versão Beta da EMUI 8

Note-se que anteriormente já o phablet Huawei Mate 9 tinha iniciado o programa de testes com a nova versão da sua ROM, a EMUI 8 (a título de curiosidade a EMUI saltou do "5" para o "8" para acompanhar a versão do Android, atualmente na sua 8ª versão).

Entretanto também o Honor V9 começou a recrutar candidatos para testarem esta nova versão da sua EMUI 8 - beta fechada - pelo que será de esperar que mais dispositivos Huawei recebam este programa no decurso das próximas semanas.

Contudo, a distribuição da versão final do Android Oreo com a EMUI 8.0 na sua versão estável só deverá acontecer no início do próximo ano. Sabemos que os Huawei Mate 9, Honor 9 e toda a gama Huawei P10 (Lite inclusive), receberá esta atualização ainda que a data de chegada possa diferir consoante o dispositivo.

Ficaremos atentos a qualquer desenvolvimento e inclusão de novos dispositivos da construtora chinesa neste programa de testes para a sua nova EMUI 8. E tu, gostarias de testar as novidades do Android Oreo em primeira mão? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Redmi Note 5A – Um bom gama de entrada por 114€

Xiaomi Redmi 5 e 5 Plus – Especificações, preços e datas de chegada

Motorola lança Moto Snap Polaroid que imprime as tuas fotos na hora!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).