
Ao que tudo indica, registou-se uma falha de segurança de grande quantidade, pela OpenAI. A empresa enviou e-mails a avisar que os dados de vários utilizadores foram expostos indevidamente, por causa de uma violação de segurança numa ferramenta web, de seu nome “Mixpanel”.
Conforme reporta o Windows Central, a OpenAI faz menção a dados que expõem e-mails, nomes e localizações aproximadas de números. Note-se que a OpenAI é a empresa-mãe do ChatGPT, a plataforma de IA mais popular do mundo.
Os utilizadores do ChatGPT estão em perigo?
Apesar da OpenAI ter razões para estar preocupada, os utilizadores do ChatGPT não terão sido afetados com a divulgação de dados importantes. Contudo. que, usa interfaces de API da OpenAI na platform.openai.com teve dados expostos.
Através da mesma fonte de informação, tivemos acesso ao e-mail. Este diz o seguinte: “em 9 de novembro de 2025, a Mixpanel tomou conhecimento de um ataque que resultou no acesso não autorizado de um invasor a parte de seus sistemas e na exportação de um conjunto de dados contendo informações limitadas de identificação do cliente e informações analíticas. A Mixpanel notificou a OpenAI de que estava a investigar o caso e, em 25 de novembro de 2025, partilhou o conjunto de dados afetado connosco”.
Por isso mesmo, a OpenAI recomenda que os utilizadores mantenham especial atenção a esta situação. Vale a pena recordar que não é a primeira vez que vemos a OpenAI ser associada a questões de falta de segurança.
Ora, o ChatGPT para muitos é cada vez mais visto como um “amigo”, a quem se coloca dúvidas existenciais, de trabalho ou desabafos. Sendo tanto a abertura do utilizador, é fulcral que a segurança não seja um problema, até porque certamente há quem partilhe mais do que o que deve com plataformas de IA.
Por mais útil que o ChatGPT seja na tua vida, deves sempre evitar a revelação de dados como a tua morada, os teus números bancários, rendimentos, ou algo que te identifique. Afinal de contas, por mais humanas que pareçam as respostas, não deixas de estar a falar com uma IA, que, naturalmente, armazena uma quantidade inimaginável de dados.