Em maio de 2022, os smartphones podem ganhar um novo processador

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Pouco tempo depois de a Qualcomm ter revelado o seu novo Snapdragon 8 Gen1, eis que surgem notícias de que a fabricante vai lançar o sucessor deste processador já em maio de 2022.

Mais: parece que a Qualcomm tem também novidades para a produção do futuro Snapdragon que poderá oferecer mais eficiência energética aos smartphones.

Qualcomm pode lançar um novo processador Snapdragon de topo em maio de 2022

Poucas informações são ainda conhecidas sobre o sucessor
do Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm

Foi no final de novembro deste ano que a Qualcomm apresentou oficialmente o novo Snapdragon 8 Gen 1, produzido com a tecnologia de 4nm e que integra a nova arquitetura Armv9. E, na ocasião, não faltaram novidades, onde também se incluiu uma nova designação destes processadores, além de a Qualcomm ter anunciado que a Snapdragon seguiria em frente como marca autónoma.

Passadas poucas semanas eis que surgem notícias online de que a marca pretende lançar o sucessor do Snapdragon 8 Gen 1 já em maio de 2022. O que significa que a Qualcomm em menos de um ano vai lançar outro processador topo de gama.

Para já, poucas são as informações conhecidas sobre o futuro chip. Até mesmo a sua designação encontra-se envolta em mistério, sendo que as opções mais prováveis e numa lógica de sequência serão Snapdragon 8 Gen 2 ou Snapdragon 8 Gen 1+.

No entanto, podemos ter uma surpresa. Recorde-se que até muito perto da sua apresentação oficial, o Snapdragon 8 Gen 1 era conhecido online como Snapdragon 898.

Mas parece que a produção do futuro sucessor do Snpadragon 8 Gen 1 também pode ter uma novidade. Tudo porque a Qualcomm pode envolver a TSMC na sua produção. A produção do atual Snapdragon 8 Gen 1 está nas mãos da sul-coreana Samsung, pelo menos até maio/junho do próximo ano, mas a Qualcomm pode fazer aqui uma mudança.

Tecnologia 4 nm da TSMC oferece mais eficiência energética

E as razões que podem levar a essa mudança são duas: em primeiro lugar, supostamente a TSMC consegue produzir um maior número de unidades do que a Samsung, o que atualmene é um motivo de peso. E, em segundo lugar, os vários especialistas avançam que a tecnologia 4 nm da TSMC permite oferecer uma maior eficiência energética aos samrtphones.

Mais não se sabe, mas a confirmarem-se as informações, o futuro processador da Qualcomm pode ser uma boa opção para as marcas de smartphones que queiram apostar numa melhor autonomia de bateria.

Snapdragon 8 Gen 1 versus Apple A15 Bionic

E depois de várias notícias recentes terem dado conta de que o Dimesity 9000 da MediaTek ultrapassou o Snapdragon 8 Gen 1 em alguns testes de benchmarking, eis que foram revelados os resultados do frente a frente entre este processador da Qualcomm e o A15 da Apple.

Assim, de acordo com o leaker Ice Universe ambos os processadores revelaram estar ao mesmo nível, declarando-se um "empate técnico". Por exemplo, no teste T Rex o iPhone 13 Pro registou 451 pontos enquanto que o Snapdragon 8 Gen 1 obteve uma pontuação de 450 pontos, sendo que a diferença de um ponto pode ser atribuída a um erro.

De seguida, no teste Manhattan ES 3.0, o Snapdragon 8 Gen 1 foi declarado vencedor, depois de o iPhone ter ficado 24% abaixo. Mas no teste 3DMark Wild Life Unlimited, foi a vez do processador da Qualcomm registar um resultado 12% inferior ao A15 da Apple.

Podemos então declarar o "empate técnico" entre a Qualcomm e a Apple, sendo que esta é a primeira vez que um processador Snpadragon apresenta o mesmo desempenho de um da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple estará a trabalhar num produto nunca visto na marca
  • Xiaomi: desvendados segredos do Mix Fold 2 e da campanha do Xiaomi 12
  • Realme confirma novo smartphone com processador MediaTek Dimensity 9000
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt