O grupo espanhol de energia Acciona acaba de lançar o novo veículo elétrico NanoCar Silence S04 que vem inovar este segmento de mercado.
Tudo porque o pequeno EV permite que a sua bateria seja trocada através de um sistema de assinatura. Vamos conhecer o novo modelo.
Proprietários são donos do carro, mas não das baterias
De acordo com a agência Reuters, o novo NanoCar Silence S04 foi desenvolvido para funcionar com uma ou duas baterias de lítio. A parte inovadora é que os condutores vão ser donos do carro, mas não das baterias.
Tudo porque o modelo permite a troca de baterias através de um sistema de assinatura mensal. Assim que o condutor constatar que tem pouca bateria, pode parar numa estação dedicada e trocar a unidade por uma nova com capacidade para a quilometragem completa.
Diz a agência de notícias que a Acciona vai instalar estas estações em postos de combustível, centros comerciais, nas suas próprias lojas e também em alguns parques de estacionamento.
Mas melhor: as baterias do NanoCar Silence S04 podem também ser carregadas nas tomadas elétricas domésticas. De acordo com as informações divulgadas, neste caso uma carga completa irá demorar cerca de oito horas.
José Manuel Entrecanales, presidente da Acciona, explicou que vender um EV sem bateria significa que o modelo será mais barato. Em Espanha, e já com subsídios estatais e deduções fiscais incluídas, o NanoCar Silence S04 terá um custo inferior a 7000 €.
No entanto, saliente-se que se o condutor quiser comprar um modelo com bateria incluída, acresce a este custo alguns milhares de euros. Infelizmente, não foram divulgadas informações sobre o preço da assinatura mensal ou sobre o custo adicional da bateria.
Características do NanoCar Silence S04
A Acciona já divulgou que o modelo mais avançado do NanoCar Silence S04 terá uma capacidade de carga de 247 litros e vai acomodar dois passageiros.
Graças às duas baterias de iões de lítio com 11,2 kWh de capacidade total, o modelo tem autonomia para 149 quilómetros.
Já o motor elétrico de 14 kW (19 cv) com uma potência máxima de 22 kW (29,9 cv) permite que o EV vá dos 0 aos 50 km/h em menos de sete segundos e desenvolva uma velocidade máxima de 85 km/h.