Mais de uma década depois de o Snapchat ter introduzido a famosa notificação de screenshot nas suas histórias, o WhatsApp parece estar finalmente a pensar em seguir o mesmo caminho. Uma análise à versão 2.25.12.19 da app para Android revelou que a deteção de capturas de ecrã está a chegar aos status do WhatsApp — mesmo que ainda não esteja 100% funcional.
API do Android 14 ajuda, mas o WhatsApp ainda está a decidir o que fazer

De acordo com uma análise que a página Android Authority fez ao código da app do WhatsApp, o recurso de deteção de capturas de ecrã está mesmo lá, meio escondido, e já pode até ser ativado em versões modificadas.
O Android 14, lançado em 2023, introduziu uma nova API que facilita a deteção de screenshots, por isso não é surpresa ver apps a começarem a explorar essa funcionalidade. Mesmo com a tecnologia disponível, contudo, o WhatsApp ainda parece estar a decidir como vai utilizar essa ferramenta.
Por um lado, o WhatsApp parece estar a preparar o terreno para que os status passem a detetar quando alguém tira um screenshot. Por outro, por agora, não existe qualquer notificação para o utilizador original — talvez devido ao facto de o recurso ainda estar em estágios iniciais de desenvolvimento.
A lógica de ativar notificações faz sentido: serve como medida de proteção para conteúdos mais sensíveis, impedindo que outras pessoas guardem ou partilhem conteúdo privado sem consentimento.
Uma abordagem coerente com outras limitações

Curiosamente, o WhatsApp já impede que os utilizadores façam capturas de ecrã de fotografias de perfil, precisamente por questões de privacidade. Por isso, é bastante possível que a empresa venha a adotar a mesma política para os status — seja bloqueando capturas ou, no mínimo, avisando quando alguém tenta.
Por agora, nada foi anunciado oficialmente, e tudo indica que esta funcionalidade ainda está em fase de testes. Mas, se o WhatsApp quiser acompanhar os rivais — ou proteger melhor os seus utilizadores — poderá ter de ir além da deteção passiva.
Promoção do dia!