Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Em breve, o WhatsApp pode vir a detetar quando fizeres isto na aplicação

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Mais de uma década depois de o Snapchat ter introduzido a famosa notificação de screenshot nas suas histórias, o WhatsApp parece estar finalmente a pensar em seguir o mesmo caminho. Uma análise à versão 2.25.12.19 da app para Android revelou que a deteção de capturas de ecrã está a chegar aos status do WhatsApp — mesmo que ainda não esteja 100% funcional.

API do Android 14 ajuda, mas o WhatsApp ainda está a decidir o que fazer

whatsapp captura de ecrã
Imagem: Assemble Debug / Android Authority

De acordo com uma análise que a página Android Authority fez ao código da app do WhatsApp, o recurso de deteção de capturas de ecrã está mesmo lá, meio escondido, e já pode até ser ativado em versões modificadas.

O Android 14, lançado em 2023, introduziu uma nova API que facilita a deteção de screenshots, por isso não é surpresa ver apps a começarem a explorar essa funcionalidade. Mesmo com a tecnologia disponível, contudo, o WhatsApp ainda parece estar a decidir como vai utilizar essa ferramenta.

Por um lado, o WhatsApp parece estar a preparar o terreno para que os status passem a detetar quando alguém tira um screenshot. Por outro, por agora, não existe qualquer notificação para o utilizador original — talvez devido ao facto de o recurso ainda estar em estágios iniciais de desenvolvimento.

A lógica de ativar notificações faz sentido: serve como medida de proteção para conteúdos mais sensíveis, impedindo que outras pessoas guardem ou partilhem conteúdo privado sem consentimento.

Uma abordagem coerente com outras limitações

Whatsapp bloqueio de captura de ecrã
O WhatsApp já impede as capturas de ecrã de fotografias de perfil (Imagem: Assemble Debug / Android Authority)

Curiosamente, o WhatsApp já impede que os utilizadores façam capturas de ecrã de fotografias de perfil, precisamente por questões de privacidade. Por isso, é bastante possível que a empresa venha a adotar a mesma política para os status — seja bloqueando capturas ou, no mínimo, avisando quando alguém tenta.

Por agora, nada foi anunciado oficialmente, e tudo indica que esta funcionalidade ainda está em fase de testes. Mas, se o WhatsApp quiser acompanhar os rivais — ou proteger melhor os seus utilizadores — poderá ter de ir além da deteção passiva.

Promoção do dia!

Barras de som para TV ULTIMEA
119,26 €Amazon
171,78 €-31%
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.