Elon Musk quer construir um supercomputador para a sua Inteligência Artificial

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A "moda" da Inteligência Artificial (IA) não passou despercebida a Elon Musk. Com efeito, em novembro passado, o empresário apresentou o seu próprio chatbot, chamado Grok, que está integrado no X (ex-Twitter).

Agora, Musk tem outro mega projeto em mãos, tal como avança a publicação The Information. O seu objetivo é angariar fundos para a construção de um supercomputador para a empresa xAI que será usado para treinar a próxima versão do Grok.

Elon Musk quer que a próxima versão do Grok seja 5 vezes superior

As informações avançadas pela publicação mencionada foram retiradas de uma apresentação preparada por Musk para investidores. Nela podemos ler que o seu objetivo é aumentar em 5 vezes o poder de treino do Grok.

Supercomputador
Créditos: Freepik

A xAI treinou o Grok 2 com um computador dotado de 20 mil exemplares de gráficas Nvidia H100. Contudo, o supercomputador que Musk quer construir contará com umas incríveis 100 mil unidades das mesmas gráficas, ao que ele chama "gigafábrica de computação".

A concretizar-se este projeto, Elon Musk irá dotar a xAI de um poder computacional impressionante. Algo que canalizará para treinar o Grok 3 para que este possa aproximar-se dos seus principais rivais.

Como já deves imaginar, a construção deste supercomputador não será nada barata. Ao que tudo indica, Elon Musk procura um investimento avaliado em cerca de 18 mil milhões de dólares.

Oracle poderá juntar-se à xAI neste projeto

Vários rumores dão conta de que a Oracle poderá unir esforços com a xAI nesta empreitada. A mesma fonte referiu anteriormente que a empresa de Elon Musk estaria prestes a fechar um negócio avaliado em 10 mil milhões de dólares para alugar servidores de IA.

As ligações entre ambas empresas no ramo da Inteligência Artificial não são segredo. O CEO da Oracle, Larry Ellison, disse recentemente aos investidores que a empresa colaborou com a xAI para treinar o Grok.

Contudo, a empresa de Musk queria ter mais GPU´s da Nvidia ao seu dispor, algo que a Oracle não conseguiu providenciar. Um pequeno contratempo que poderá ser resolvido, em breve, com a construção do supercomputador para treinar o Grok.

E a verdade é que o Grok precisa mesmo de evoluir. Recentemente, surgiu uma controvérsia com este chatbot, integrado no X, que estaria a ser usado para fornecer contexto para as tendências na rede social.

Porém, verificou-se que o Grok começou a espalhar informações falsas já que o mesmo usava alguma desinformação partilhada pelos utilizadores e comentários de sátira. Algo que certamente não terá sido bem recebido por Elon Musk.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.