Na última terça-feira (30), Elon Musk partilhou mais um vídeo do robô humanoide da Tesla, Optimus Gen 2. Desta vez, o robô aparece a andar por uma sala e, para surpresa de todos, traz todo o seu "esqueleto" interior à mostra.
“Inteligência Artificial antes de tudo”
Até agora, Musk já tinha divulgado vídeos do Optimus a realizar tarefas simples, como selecionar blocos ou dobrar uma peças de roupa. As novas imagens do robô parecem enfatizar a sua complexidade, ao mostrar todas as engrenagens e cabos que compõem seu corpo.
Anunciado em 2021, o Optimus Bot 2.0 está a ser desenvolvido pela Tesla para ser utilizado em diferentes ambientes de trabalho, como construção, saúde, entre outros. O projeto faz parte da divisão robótica da empresa.
O robô foi construído já dentro da abordagem desta divisão que prega “inteligência artificial antes de tudo”. Em outras palavras, o sistema de IA do Optimus foi desenvolvido primeiramente, antes da parte de hardware.
De acordo com os especialistas, este é o único caminho para alcançar um robô capaz de se mover sozinho. E essa constatação também indica que os vídeos partilhados por Musk, por mais que mostrem o robô a realizar tarefas simples, indicam um grande avanço no projeto.