Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Elon Musk paga preço alto: escolhas polémicas fizeram a Tesla perder milhões

Em outros tempos, a Tesla dominava o mercado de elétricos. Mas tem vindo a perder terreno e milhões de dólares em receita, face aos seus rivais. E parece que a queda fica a dever-se a algumas escolhas controversas de Elon Musk.

Elon Musk
Elon Musk e algumas das suas escolhas tiveram um efeito prejudicial sobre a Tesla Crédito@MarcinPaśnicki

Perda de mais de um milhão de vendas só nos EUA

Elon Musk e Tesla estão sempre associados e agora um novo estudo do National Bureau of Economic Research vem mostrar que essa ligação umbilical está a prejudicar a empresa de veículos elétricos.

O estudo, designado por “O Efeito Partidário de Musk nas Vendas da Tesla”, avança que algumas escolhas controversas do conhecido empresário custaram mais de um milhão em vendas à Tesla. Este número significativo refere-se apenas ao mercado do EUA.

De acordo com este grupo de investigadores, sem o “efeito Musk”, as vendas da Tesla seriam 67% a 83% maiores, entre outubro de 2022 e abril de 2025, nos EUA. Neste estudo a equipa analisou vários fatores, entre os quais os modelos Tesla, assim como as tendências políticas de cada estado norte-americano.

A metodologia usada começou por concentrar-se na análise dos registos de veículos novos híbridos e elétricos, mês a mês, em todos os estados norte-americanos, no período entre março de 2020 e abril de 2025.

De seguida, foram monitorizadas as vendas em estados com tendências democratas e também em estados com tendência republicanas. Segundo esta análise, antes do final de 2022, os estados com um forte eleitorado democrata demonstravam um crescente interesse pela Tesla.

Tudo muda com a compra do Tweeter

Mas em outubro de 2022 tudo muda. Data em que Elon Musk compra o Tweeter. Demonstra o estudo que a partir desta decisão de Musk, os estados tendencialmente democratas começam a afastar-se da Tesla e a deixar de comprar os seus veículos.

Garante o grupo de investigadores que, no primeiro trimestre de 2025, as vendas mensais da Tesla podiam ter sido 150% maiores, se não fossem as escolhas controversas do conhecido empresário.

Isto porque, o “efeito Musk” afastou os clientes democratas e não conseguiu conquistar clientes republicanos; nem mesmo quando o empresário ocupou uma posição na administração de Donald Trump.

E se a Tesla ficou a perder, os seus rivais ganharam. Este estudo mostra também que o “efeito Musk” levou a que as vendas EV e híbridos de outras marcas aumentassem entre 17% a 22%.

Sugestão 4gnews

Redmi Note 14 Pro 5G
Redmi Note 14 Pro 5GAMOLED 6,67" 120Hz, câmara 200 MP, bateria 5110 mAh, carga rápida
220,29 €Amazon
226,00 €-3%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.