Perda de mais de um milhão de vendas só nos EUA
Elon Musk e Tesla estão sempre associados e agora um novo estudo do National Bureau of Economic Research vem mostrar que essa ligação umbilical está a prejudicar a empresa de veículos elétricos.
O estudo, designado por “O Efeito Partidário de Musk nas Vendas da Tesla”, avança que algumas escolhas controversas do conhecido empresário custaram mais de um milhão em vendas à Tesla. Este número significativo refere-se apenas ao mercado do EUA.
De acordo com este grupo de investigadores, sem o “efeito Musk”, as vendas da Tesla seriam 67% a 83% maiores, entre outubro de 2022 e abril de 2025, nos EUA. Neste estudo a equipa analisou vários fatores, entre os quais os modelos Tesla, assim como as tendências políticas de cada estado norte-americano.
A metodologia usada começou por concentrar-se na análise dos registos de veículos novos híbridos e elétricos, mês a mês, em todos os estados norte-americanos, no período entre março de 2020 e abril de 2025.
De seguida, foram monitorizadas as vendas em estados com tendências democratas e também em estados com tendência republicanas. Segundo esta análise, antes do final de 2022, os estados com um forte eleitorado democrata demonstravam um crescente interesse pela Tesla.
Tudo muda com a compra do Tweeter
Mas em outubro de 2022 tudo muda. Data em que Elon Musk compra o Tweeter. Demonstra o estudo que a partir desta decisão de Musk, os estados tendencialmente democratas começam a afastar-se da Tesla e a deixar de comprar os seus veículos.
Garante o grupo de investigadores que, no primeiro trimestre de 2025, as vendas mensais da Tesla podiam ter sido 150% maiores, se não fossem as escolhas controversas do conhecido empresário.
Isto porque, o “efeito Musk” afastou os clientes democratas e não conseguiu conquistar clientes republicanos; nem mesmo quando o empresário ocupou uma posição na administração de Donald Trump.
E se a Tesla ficou a perder, os seus rivais ganharam. Este estudo mostra também que o “efeito Musk” levou a que as vendas EV e híbridos de outras marcas aumentassem entre 17% a 22%.
