Qualquer solução tecnológica que Elon Musk promova tem quase sempre uma dose de espetacularidade e uma repercussão à escala global, mesmo que não seja exatamente o que o dono da Tesla tenta ‘vender’, ou se trate, por enquanto, de ‘vaporware’.
Numa publicação recente na sua conta do ‘X’ Musk confirmou esta ideia, ao deixar no ar que a funcionalidade Smart Summon terá algo de algo novo e estará próxima de evoluir.
O patrão da Tesla afirma que podemos “chamar um Tesla sem condutor a partir de qualquer lugar de um estacionamento” - o que corresponde à verdade desde 2019 -, sugerindo que os Teslas se aproximam “rapidamente” da capacidade de serem chamados “a partir de qualquer lugar”. Não há, no entanto, informação oficial sobre esta possibilidade num futuro próximo.
James Bond ou O Justiceiro?
A publicação de Elon Musk, a partir de um vídeo da Tesla na mesma rede, mostra um condutor num parque de estacionamento a ‘chamar’ o seu Tesla através do telemóvel. O veículo circula de forma prudente até o seu ‘dono’, travando ou parando de acordo com as pessoas que se aproximam ou os veículos que se atravessam no seu caminho.
A cena, apesar de ser comum nos Tesla, inspirou o Business Today a associá-la a James Bond em “Tomorrow Never Dies”, de 1997, na qual Pierce Brosnan controla o seu BMW 750iL utilizando um telemóvel.
As promessas de Elon Musk poderão levar a alguma confusão entre a funcionalidade Smart Summon e o Autopilot. Mas são recursos diferentes, ao nível do conceito e das tecnologias usadas.
O Autopilot foi projetado para fornecer assistência ao condutor em ruas e estradas públicas, incluindo direção, aceleração e travagem automáticas.
Já o Smart Summon faz parte do pacote Full Self-Driving (FSD) e permite que os carrlos se desloquem autonomamente até a localização do proprietário, mas dentro de áreas privadas e controladas. A sua ativação é feita através do telemóvel, com o funcionamento a ser apenas possível até uma distância de 65 metros entre o condutor e o veículo.
Olhando para a função que Elon Musk destaca na sua conta, aqui no 4gnews preferimos as cenas d’ O Justiceiro com o seu KITT, de 1982. Até porque, já nessa altura, era comum Michael Knight chamar o seu carro e este seguir, de forma autónoma, até ao seu condutor. Tal como os Teslas fazem na função Smart Summon, e não o 007...