O homem que gosta de usar superlativos para descrever todos os projetos em que aposta acaba de avançar com mais um e, para não fugir à regra, já o designou como ‘o mais poderoso do mundo’.
Desta vez está associado à sua startup de Inteligência Artificial, a xAI, e ao ‘supercomputador’ que a empresa acaba de ativar para ‘treinar’ a sua solução de Large Language Model (LLM), Grok.
A novidade anunciada por Musk na sua conta do X prende-se com a configuração deste ‘supercomputador’, baseado em 100 mil GPUs Nvidia H100 integrados numa única arquitetura de rede RDMA, com arrefecimento líquido, o que o torna no ‘mais poderoso cluster de training de IA do mundo’.
'Gigafábrica’ de computação à procura de ‘talento’
Elon Musk refere que o novo ‘supercomputador’ servirá para desenvolver a versão 3 da solução de LLM da xAI. Até agora, o Grock apenas tem estado disponível aos assinantes dos serviços premium do X e, para já, Musk não dá sinais de pretender mudar a forma de disponibilizar o serviço.
No seguimento deste anúncio, o fundador da Tesla anunciou também que a xAI está a contratar profissionais na área da IA, já que pretende ‘aumentar a sua vantagem em talento humano’. Na sua conta do X Musk incentivou os interessados em IA a candidatarem-se também a vagas na Tesla e no X.
O novo ‘supercomputador’ está instalado na cidade de Memphis, no estado do Tennessee, EUA, e terá representado um investimento entre os três e os quatro mil milhões de dólares.
As contas são avançadas pelo site Teslarati, que cita um artigo da Benzinga para chegar a estes valores: se cada GPU Nvidia H100 tem um preço estimado entre 30 e 40 mil dólares, será fácil fazer as contas...