Lançado há apenas uma semana, Assassin’s Creed Shadows já alcançou a marca de 3 milhões de cópias vendidas e recebeu uma boa receção da crítica. No entanto, a adição de uma nova personagem irritou algumas pessoas e gerou críticas na internet. Entre os críticos estava o bilionário Elon Musk. Mas a Ubisoft respondeu — e a sua resposta registou uma das maiores taxas de likes já vistas.
Porque é que estão a criticar a nova personagem?

O contexto da discussão é o seguinte: sempre que uma produção de entretenimento adiciona personagens de outras etnias, introduz mais pronomes ou representa mulheres fora dos estereótipos habituais, há quem critique estas escolhas por considerá-las demasiado “woke” (“acordadas” ou “despertas”, numa tradução livre, mas com conotação negativa).
Assassin’s Creed Shadows apresenta aos jogadores o samurai negro histórico Yasuke, o que gerou críticas. Há quem afirme que a sua inclusão foi apenas uma tentativa da Ubisoft, estúdio responsável pelo jogo, de ser excessivamente “woke”. Outros duvidam até da existência de um samurai negro e acusam o estúdio de desrespeitar a cultura japonesa.
O irónico é que a série de jogos é conhecida pela sua ficção histórica exagerada e pela liberdade criativa, como retratar Leonardo Da Vinci a construir um tanque funcional. Mas há mais: Yasuke é uma figura histórica real que já inspirou vários animes e videojogos japoneses.
Yasuke nasceu em Moçambique, foi escravizado por jesuítas e levado para o Japão em 1579 numa comitiva de missionários portugueses. Acabou por ser treinado pelo senhor feudal japonês Oda Nobunaga e tornou-se no primeiro samurai negro do Japão.
O que Elon Musk disse e qual foi a resposta da Ubisoft
Em novembro, o chefe da franquia, Marc-Alexis Coté, afirmou que o estúdio enfrentava o desafio de distinguir entre feedback genuíno e ataques motivados pela intolerância.
“O clima atual é difícil para as nossas equipas criativas. Elas enfrentam mentiras, meias-verdades e ataques pessoais online", afirmou.
Recentemente, o CEO da rede social X, Elon Musk, acusou o streamer Hasan de ser uma fraude, depois de o criador de conteúdo ter feito uma promoção paga para Assassin's Creed Shadows.

"Vendido" seria mais preciso. Objetivamente, ele está a promover um jogo terrível apenas pelo dinheiro."
A Ubisoft, que parece estar mais confiante em responder a este tipo de comentário após o enorme sucesso do jogo, não deixou passar em branco. A mensagem do estúdio foi a seguinte:
"Foi isso que o tipo que joga a tua conta de Path of Exile 2 te disse?"
Em janeiro deste ano, Musk fez uma transmissão a jogar com um personagem de alto nível em Path of Exile 2, mas não parecia ter uma compreensão da mecânica básica do jogo. Pouco tempo depois, admitiu apoiar a indústria de troca de contas de Path of Exile 2.
A troca de mensagens ocorreu no dia 25 deste mês. Desde então, a resposta mordaz da Ubisoft já ultrapassou as 440 mil curtidas.
Não percas as promoções das Ofertas de Primavera da Amazon!