Elon Musk voltou novamente às luzes da ribalta ao criticar a nova Google Clips, a nova câmara da Google que utiliza Inteligência Artificial (IA) para tirar as melhores fotografias possíveis.
Elon Musk, conhecido por ter co-fundado o PayPal, e ser também o CEO da Space X e Tesla, já se pronunciou várias vezes sobre o perigo da Inteligência Artificial, agora ataca a falta de privacidade dos utilizadores.
Vê ainda: Play Store com 6 pacotes de ícones completamente gratuitos
Já há algum tempo que a Google nos deixa a questionar no que toca à nossa privacidade. Temos o "Photos", uma cloud gratuita e ilimitada para guardar todos os nossos dados e ainda a "Home" que está sempre pronta a te ajudar. Mas se pensarmos bem, estamos a imensa informação da nossa vida à empresa de Mountain View.
No caso do "Photos", mostramo-lhes um pouco da nossa vida e no caso da "Home", basicamente temos um microfone constantemente a ouvir dentro de nossa casa.
Elon Musk questiona seriamente a nova câmara Google Clips
Não há forma de saber se a Google utiliza estes dados ou não. Neste momento acreditamos apenas que a empresa americana tenha as boas intenções e não use determinadas informações a favor do lucro e contra os utilizadores.
Elon Musk não acredita muito na "boa caridade" de grandes empresas. Em resposta ao tweet do @TheVerge, Elon Musk referiu "Isso nem sequer *tenta* parecer inocente".
Lembro que o Google Clips é uma câmara que vai tirando fotografias ao longo do dia e te dá resultados para uma aplicação onde podes mais tarde decidir se queres guardar as fotografias ou não.
Eu tenho um Google Home cá em casa e sei bem desses riscos. Pessoalmente não tenho uma grande fobia sobre a minha privacidade face aos dados que dou às grandes empresas, porém, não deixar de ser um gadget que nos deixa a pensar seriamente num futuro questionável.
Outros assuntos relevantes: