Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Elon Musk chamado à justiça: X está sob investigação por alegados crimes

A justiça francesa está a investigar a rede social X e hoje avançou com medidas mais musculadas contra Elon Musk e a conhecida plataforma. Em causa está a prática de vários alegados crimes.

Elon Musk
Imagem ilustrativa de Elon Musk Crédito@MarcinPaśnick

Lista de alegados crimes inclui desinformação e fraude com dados

Elon Musk já tinha razões para se preocupar com as vendas da Tesla na Europa, mas agora tem ainda mais motivos de preocupação com outra das suas empresas no velho continente. A polícia francesa fez hoje, 3 de janeiro, buscas nas instalações da rede social X, em Paris.

As buscas resultam de uma investigação alargada sobre a rede social de Musk que dura há um ano. Estão em causa vários alegados crimes cometidos pela plataforma social ou pelos seus executivos. E a lista ainda é longa, tal como avança a SIC Notícias:

  • Cumplicidade na posse de imagens de menores de cariz sexual
  • Cumplicidade na distribuição, oferta ou disponibilização organizada de imagens de menores de cariz sexual
  • Difamação da imagem de uma pessoa
  • Negação de crimes contra a humanidade, mais especificamente a negação do Holocausto
  • Extração fraudulenta de dados de um sistema de processamento de dados automatizado por um grupo organizado
  • Falsificação do funcionamento de um sistema automatizado de processamento de dados por um grupo organizado
  • Operação de uma plataforma online ilegal por um grupo organizado

A procuradoria francesa já confirmou que ampliou esta investigação depois de ter recebido denúncias sobre o chatbot baseado em IA Grok de Elon Musk. O próprio empresário foi chamado pela justiça, juntamente com Linda Yaccarino, ex-CEO da X – entrou em junho de 2023 e saiu em julho de 2025.

Os dois vão ter de comparecer a uma audiência, marcada para o próximo dia 20 de abril. Outros funcionários da rede social em terras francesas foram também convocados como testemunhas.

De acordo com a equipa de investigação, esta audiência vai decorrer num formato “livre”, no sentido de ser adotada uma “abordagem construtiva” com a missão de garantir que a plataforma social age e funciona em conformidade, com as leis francesas.

Reino Unido também não está contente com o Grok

Mas não é só em França que Elon Musk pode vir a enfrentar a justiça. De acordo com o site CartaCapital, a entidade reguladora de proteção de dados do Reino Unido também vai abrir uma investigação.

Em causa está o assistente IA Grok que terá gerado imagens de carácter sexual, prejudiciais e difamatórias. Um dos alegados crimes levados a cabo em França. E o Grok está no centro de toda a polémica.

Anteriormente, a Indonésia já tinha anunciado a suspensão no seu país do assistente virtual, exatamente devido a um escândalo que envolvia a geração de imagens falsas, de cariz sexual.

Samsung Galaxy A56
Samsung Galaxy A56Ecrã FHD+ Super AMOLED de 6,7", bateria de 5000 mAh, câmaras com HDR, 6 atualizações
335,00 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.