Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Tesla celebra grande vitória na Europa mas regulador europeu põe travão a Elon Musk

Apesar de a Tesla ter anunciado nas redes sociais que o Full Self-Driving estava a caminho da Europa, o regulador disse que não era bem assim!

tesla
Legenda

A Tesla, que recentemente foi destronada como a marca que mais vende elétricos, poderá ter comemorado demasiado cedo a alegada aprovação do Full Self-Driving na Europa.

No passado fim de semana, a marca de Elon Musk revelou nas redes sociais que a agência reguladora holandesa RDW (Autoridade de Veículos dos Países Baixos) iria autorizar o uso do sistema FSD (Full Self-Driving) em fevereiro de 2026, passo considerado essencial para que a tecnologia fosse lançada em toda a União Europeia.

Segundo a publicação, a RDW teria assumido o compromisso de conceder a aprovação nacional holandesa. A Tesla até apelou aos seguidores para contactarem a agência e demonstrarem o seu entusiasmo pela decisão de conceder a condução autónoma.

Afinal, aprovação não está garantida... nem pouco mais ou menos

A verdade é que a realidade não parece tão simples. Perante o burburinho que o tweet da Tesla originou, a RDW esclareceu através de um comunicado oficial que a Tesla tem até fevereiro para mostrar que o FSD Supervised "cumpre os requisitos".

Sublinhou ainda que a segurança rodoviária continua a ser o fator prioritário e, como tal, não vai ceder a quaisquer pressões para que seja aprovado. De recordar que Autopilot básico vem integrado de fábrica nos veículos Tesla.

Porém, os condutores podem optar por funcionalidades avançadas através do Autopilot aperfeiçoado, disponível mediante o pagamento de 3.8 mil euros. Esta versão inclui mudanças automáticas de faixa e navegação assistida, tanto em autoestradas como em vias urbanas. O sistema não é autónomo e exige que o condutor mantenha atenção permanente e mãos no volante.

Por fim, a condução autónoma completa (supervisionada) tem o custo de 7.5 mil euros. Esta é a versão que Elon Musk está a tentar ver aprovada na Europa. Tem a capacidade de ler semáforos e sinais de stop e, futuramente, deverá conduzir de forma autónoma "em praticamente qualquer lugar", lê-se no site oficial.

Atualmente, já está disponível na Austrália, Canadá, China, México, Nova Zelândia, Porto Rico e Estados Unidos.

Promoção do dia

Miracase Suporte móvel carro
Miracase Suporte móvel carroRotação de 360° ventosa móvel
Oferta por tempo limitado
12,34 €amazon
29,25 €-58%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.